Concrete Logo
Hamburger button

O que é e como foi o EquinocIOS

  • Blog
  • 9 de Abril de 2016
Share

Alguns anos atrás, enquanto estudava para meu mestrado, participei rapidamente da comunidade São Paulo Perl Mongers. Era uma comunidade bastante ativa, com muita produção de conteúdo, eventos técnicos e encontros sociais com o simples intuito de bater papo aleatório enquanto aprecia uma cerveja (ou bebida à escolha) gelada. Eu participava mais como ouvinte/leitor e cheguei a ir em uns dois encontros desses, mas nunca produzi nada – até porque até hoje não sei programar em Perl.

Mas, voltando ao assunto do título. A comunidade iOS brasileira têm evoluído bastante, produzindo podcasts, organizando encontros como o CocoaHeads (que já acontece com frequência em várias cidades pelo Brasil), muita gente têm criado blogs produzindo textos de qualidade em inglês e português, alguns apps têm sido desenvolvidos de forma colaborativa, alguns projetos criados por brasileiros têm ganhado destaque internacional…

E o que Perl têm a ver com iOS? Bom, recentemente o Solli Honório, que na época em que eu participava da SP-Perl Mongers era um dos lideres da comunidade, entrou na comunidade iOS e trouxe pra cá uma idéia excelente que eles tinham lá: o Equinócio.

Para quem não sabe, “a palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa ‘noites iguais’, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo”. O equinócio acontece duas vezes ao ano, sempre no final de Março e de Setembro. No Hemisfério Sul, o equinócio de Março marca o início do outono, e no Hemisfério Norte marca a chegada da primavera. Em Setembro as estações se invertem.

A idéia da SP-Perl Mongers era usar esses dois marcos anuais para produzir conteúdo. E, a convite do Solli, embarcamos na jornada e assim surgiu o equinociOS. Seguimos o mesmo modelo deles: publicar um artigo por dia, do dia um até o dia do equinócio, sendo todos os artigos escritos por voluntários.

Anunciamos no Slack do grupo iOSDevBr, no qual um grupo prontamente se organizou, e o processo de escrita foi definido: seria executado usando issues e pull requests via um projeto que criamos no GitHub. Assim, quem quisesse se voluntariar era só entrar no GitHub, criar uma issues com a data em que pretendia escrever e o título – mesmo que provisório – do artigo que gostaria de escrever. Felizmente tivemos mais de 20 propostas, então praticamente fechamos março com um artigo por dia!

Aqui da Concrete Solutions tivemos quatro artigos. Eu comecei a nossa participação com o artigo Vamos falar de Xcode . Falei no artigo de vários conceitos que usamos no dia-a-dia mas nem sempre todos entendem mais a fundo, como workspace, project, target, build settings e build configurations. Também destrinchei um pouco o lado interno dos arquivos relacionados, na esperança de facilitar um pouco a vida na hora de configurar um projeto mais complexo ou de um merge mais complicado.

Na sequência o Thiago Holanda apresentou o bem completo artigo Backend usando Swift? Sim, é possível!. Lá, ele mostra que já é possível usar Swift para desenvolver projetos de backend usando o Zewo, um projeto open source criado pelo Paulo Faria e que tem ganhado bastante destaque internacional. Ponto para os brazucas! O artigo foi um dos mais lidos e acabou gerando um episódio do podcast CocoaHeads Brasil, gravado no dia 2/4 e que deve ir ao ar no próximo dia 12. Como complemento, tivemos um episódio geral sobre o equinociOS, o primeiro em que participei como host 😀

Tivemos, então, o artigo da Fernanda Geraissate, Introdução sobre Runtime em Objective-C. Conteúdo técnico muito bom, falando de parte das entranhas do Objective-C. É sempre bom relembrar algumas técnicas – e saber onde e quando usá-las, porque com grandes poderes…

Por último, mas não menos importante, o Renato Matos finalizou nossa participação com o artigo App Extension – Today Widget, uma introdução bem bacana – com alguns screencasts para facilitar – à criação de Today Extensions. O conteúdo ficou muito bom, mal posso esperar para adicionar aos projetos que trabalho.

Para quem não acompanhou, recomendo fortemente ler os artigos do equinociOS. São quase 30 artigos de muita qualidade, todos revisados pela comunidade. Tem sobre diversos assuntos: MVVM, Programação Funcional Reativa, Swift no Backend, Unity em iOS, Testes e muito mais.

O projeto foi um sucesso, graças a proposta do Solli e da cooperação da comunidade, da qual nós aqui participamos com orgulho. E vem muito mais por aí. Não percam as cenas dos próximos capítulos 😀