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ASO (App Store Optimization) – o que é isso?

  • Blog
  • 8 de Junho de 2016
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*Esse post foi originalmente publicado no Medium pessoal do autor. Confira aqui.

A resposta curta é: um conjunto de técnicas para melhorar o ranking e a relevância de um app nas buscas das lojas de aplicativos. Utilizando um trabalho de seleção de conteúdo e ferramentas para seguir as métricas corretas, é possível melhorar o seu alcance significativamente, e o melhor, de maneira orgânica. Nesse post, vou falar sobre algumas dicas para melhorar o ASO de seu app. Vamos lá?

Nome e descrição do seu app no título são muito importantes!

Assim que uma pessoa realiza uma busca, existem três itens que vão fazê-la decidir se vale a pena olhar o seu app ou não: Ícone, Nome e Descrição. Esses fatores são o primeiro encontro de um possível usuário com o seu produto, e por isso devem ser muito bem escolhidos.

Todoist e Strava colocam em seus títulos a função principal do App

Todoist e Strava colocam em seus títulos a função principal do App

Além de descrever o que o seu app faz, essas palavras se tornam keywords, ou palavras-chave em português. São termos de busca que farão o seu app ser identificado durante uma pesquisa e é imprescindível que sejam o mais descritivas possível — pessoas que não conhecem a sua marca utilizarão termos para achar um app, de preferência o seu.

O app Bike Sampa é um ótimo exemplo que não se deve seguir.

Ao procurar por termos como “bicicleta”, “bicicleta grátis” ou “bicicleta grátis SP” — consegue-se vários resultados de apps que não são relevantes para a busca, mas o Bike Sampa não aparece em nenhuma das listas. O app apareceria em mais resultados se utilizasse “Bike Sampa  – Bicicletas grátis em São Paulo!”, e assim ainda se posicionaria melhor sobre a utilidade do app.

O interessante é conseguir um bom balanço entre a sua marca e as keywords com boa relevância para seu produto.

Em novembro de 2015 foi implantado um novo algoritmo na App Store que passou a dar maior valor para as keywords que estão no título, em detrimento das que estão no campo “keywords” dentro da loja. Vale tomar cuidado para não colocar palavras que não têm relevância para o seu produto (como Instagram, Facebook) pois a Apple pode barrar sua inscrição.

Pesquisando recentemente achei esse ótimo post sobre como construir títulos para o seu app. Nele, tem algumas outras fórmulas e modelos que podem ser aplicados.

Pesquisa de keywords

Uma pesquisa para descobrir a relevância de palavras-chaves dentro do seu segmento pode ser decisiva para você ser encontrado. Algumas ferramentas como Sensor Tower e Live Keyword Analysis fazem o trabalho de analisar a densidade e a popularidade dos termos referentes à categoria do seu produto.

Para avaliar o poder de uma keyword é preciso medir a quantidade de vezes que ela aparece em sua loja x quantidade de visitantes que ela trouxe. Este trabalho de análise deve ser feito de maneira contínua, pois tem muitas peculiaridades.

Screenshots! Traga imagens bonitas.

Você tem cinco imagens para convencer o seu cliente de que o seu produto vale a pena ser baixado, e uma imagem vale mais que mil palavras. Existem vários estilos diferentes para se criar um set de fotos. Neste link tem 10 estilos que estão em moda em 2016 e são bem interessantes. Vale a olhada!

E o mais importante, sempre ouça o que os seus usuários têm a dizer!

Incentive que seus usuários comentem sobre o seu app, talvez isso seja a parte mais importante das lojas. A partir do momento em que uma pessoa baixa o seu app, tente saber o que ela achou e quais são as necessidades dela. Se alguém te deu uma nota baixa, por que essa nota? Como você pode deixar esse usuário ciente de que você pretende ajudar?

No Google Play você pode interagir direto nos reviews da loja. Neste caso, sempre responda aos comentários e faça mais perguntas para entender as dores e as necessidades do seu usuário. Infelizmente, a Apple ainda não lançou uma versão oficial para se fazer este mesmo procedimento, então outros lançaram. O serviço App Bot existe para facilitar a vida de quem está gerenciando a loja e resolver o problema de comunicação com quem deu um feedback. Eles têm um serviço de e-mail que resume todos os reviews e inclui uma maneira de você falar com os usuários.

Outro ponto muito importante: a quantidade de reviews positivos ajuda o seu posicionamento na busca. Quanto mais reviews positivos você tiver, mais perto do topo você pode chegar.

Dos muitos conselhos que podemos dar, talvez os mais importantes sejam: nunca abandone sua loja, mantenha-a atualizada e sempre leia os comentários e incentive os usuários a comentar. Traga o seu público cada vez para mais perto de você, entenda bem quem são as pessoas que utilizam e quais as necessidades e problemas que elas têm. Eles são seu maior ativo, e quanto mais você puder focar neles, mais clientes felizes você terá.

Existem muitas outras dicas e macetes para tunar sua loja. Em breve, postarei mais dois textos detalhando as especificidades da App Store da Apple e do Google Play. Ficou alguma dúvida ou tem alguma dica para acrescentar? Aproveite o campo abaixo!

Precisa de ajuda para construir o seu app? Entre em contato com a gente.