Concrete Logo
Hamburger button

Os 10 links do mês – Junho

  • Blog
  • 30 de Junho de 2016
Share

Neste mês de bolo de milho, paçoca e vinho quente, assim como em todos os outros meses aqui na Concrete, não faltaram discussões interessantes no nosso fórum interno. Foram muitos links compartilhados, muitas piadas, muitas opiniões e enfim chegamos ao nosso ranking mensal de links mais comentados do mês. Como sempre, teve Apple, Amazon, Android e novos logos. Mas também teve uma discussão importante sobre regulamentação da profissão. Vem ver!

10. Code-review no StackOverFlow

Quem viu a novidade foi a Paula Rosa, e ela decidiu compartilhar com todo mundo. Parece que o StackOverFlow criou uma página só para code-review. Entre muitos comentários de “Legal”, “Irado” e “Muito bom”, o Eduardo Silva contou o esquema de code-review que eles estão usando no time dele. Funciona assim: quem fez a funcionalidade abre o pull request e não pode mergear. O colega faz o code-review e tira dúvidas, checa se ta faltando documentação, se a formatação do código ou se a implementação está errada, então só mergeia depois que estiver tudo corrigido. Segundo ele, parece um processo lento mas é muito rápido e garante melhor qualidade, além de que todo mundo aprende bastante.

A Priscila Silva só ressaltou o cuidado para que o reviewer do pull request não vire um gargalo. Ela sugere também descrever bem o pull request, o GIT tem um esquema que pode criar tasks que segundo ela é bem legal. O Tales Pinheiro disse que vai tentar adicionar o Danger para forçar a Boy Scout Rule nos projetos, e para terminar o Olavo Castro disse que no projeto em que ele está eles trabalham com três times, usando o code-review com pull request entre os membros de cada time,o que evita o gargalo. No caso dele, cada time tem um responsável por fazer o merge e integrar o código à base do projeto, e o check style está no CI. E na sua empresa, como você faz? Tem alguma dica? Deixe nos comentários!

9. This parody of every TED Talk ever is absolutely perfect

Nosso nono lugar do ranking foi para o “offtopic”, criado para assuntos não relacionados diretamente ao trabalho. Matheus Lima, depois de rir muito com o vídeo, foi quem enviou para o fórum. O Edgar Cardoso comentou que é bem ripoff desta talk, que rolou no ano passado em um TEDx. Sérgio Igarashi disse que ainda assim é engraçado ver como esses clichês de apresentações dão muita estrutura para o que você vai falar, e Matheus Lima prometeu usar tudo na próxima palestra dele, principalmente uma imagem sem nenhum motivo do Planeta Terra. Fique de olho no nosso SlideShare! =P

8. PagarMe está usando Elixir

É claro que quem mandou essa notícia foi nosso eterno defensor do Elixir Victor Nascimento, por sinal também líder do capítulo de Android aqui na CS e filósofo. =) Ele mandou o link com o incentivo “Vamos todo mundo para Elixir!” A Regiane Andrade aproveitou o post para fazer uma propaganda do próximo Meetup de Elixir, no dia 9 de julho.

Thiago Holanda, mais conhecido como Trollanda, fez jus ao apelido mandando um “Que mané Elixir! Partiu Swift! :P”, mas logo avisou que era #zoeira. Daniel Carli não entendeu se eles estão usando Elixir ou é só um wrapper para consumir as APIs da PagarMe. Victor explicou que é só um wrapper, mas é um começo pois foram eles mesmos que fizeram o wrapper. O Matheus Lima terminou o tópico deizendo que eles usam node no back-end, ele conhece uma galera lá, e que esses wrappers para consumir a API tem em praticamente todas as linguagens.

7. Using ConstraintLayout to design your views

Quem sugeriu o link do Google CodeLab foi o Seiji Fukuoka, e já mandou em seguida outro link interessante sobre o mesmo assunto. Os Androiders gostaram, e os iOSers aproveitaram para mandar umas imagens:image05

image02 image11

6. Super botão Yes, by Amazon

Quem indicou o link foi o Victor Oliveira, e logo já veio a dúvida do Alexis Henaut: “Cadê o botão de cerveja e de durex?” =) E aí alguns lembraram que a palavra durex em outros países pode causar embaraços e outros lembraram de um projeto antigo da Concrete que pretendia criar um botão para pedir gás mas acabou não rolando. Fomos pioneiros =) João Felipe disse que a notícia é velha, em março de 2015 já tinha gente hackeando os Dash Buttons para uso como bem entendesse. Mas Victor Oliveira disse que o anúncio estava em destaque na home da Amazon, o que significa que o projeto está crescendo…

5. Netflix New Logo

Você que é leitor assíduo do Blog e dos 10 links do mês já deve estar acostumado com comentários sobre novos logos por aqui. Esse mês não foi diferente, o Gabriel Brettas quis saber sobre a atualização da Netflix (acho que mais pela zueira do que pela curiosidade mesmo =P). Mas como o pessoal não perde a chance, uma galera já mandou os “gostei” e os “mimimi em 3, 2, 1…” até que o Rafael Toledo acabou com a discussão mostrando as semelhanças entre o logo recém-apresentado e o do Android N:

image06 image09

Todo mundo disse que ele mitou! E o Gabriel complementou dizendo que aparentemente é só um ícone mesmo

4. Personagem das “Meninas Superpoderosas” agora é programadora

Nossas meninas gostaram da novidade! Quem trouxe a notícia foi a Roberta Altermann, e a Alicia Zavalis comentou que parece detalhe, mas mostrar isso para crianças (e meninas) abre um mundo de possibilidades! Ela amou =) O Tales disse que esse sempre foi um desenho “diferente”, no sentido excelente da palavra, e mostrou esse post do BuzzFeed e essa matéria aqui. Bruna Esteves disse que a cidade de Townsville ficará mais protegida agora =) e Paula Rosa finalizou com esse tweet da Cartoon:

image00

3. WWDC 2016

É claro que o evento mais aguardado pelos iOSers não poderia ficar de fora do nosso ranking. Na sexta-feira anterior ao evento o Eduardo Rangel já mandou o link para o streaming, acompanhado dessa sensação:
image07A galera começou falando sobre o que queria ver no evento. Douglas Barreto citou o Siri SDK, Thiago Holanda disse que estava mais ansioso para usá-lo no tvOS do que propriamente no iOS, Bruno Rendeiro queria ênfase no MetalKit e aí a Apple atendeu aos pedidos, fazendo a introdução ao SiriKit. Eduardo Rangel também mandou o link com “Extending your apps with SiriKit”.

Vitor Linhalis destacou o Swift 3:

image03 image08 image10 image12

E Tales comentou que fizeram umas magias negras com o NS_SWIFT_NAME e “swiftyzando” APIs em C. Só no Core Graphics (framework exclusivamente C) deixaram mais de 600 APIs mais Swifty… Erick Santos gostou, a Fernanda Geraissate achou muita coisa interessante pra estudar, o Eduardo Rangel animou com um “go go go” e o Vitor Linhalis comentou: “Não sei vocês, mas esse carinha ficou feliz com o Memory Debugger”:

image01

E acabamos o debate com essa imagem:

image04=)

2. JSCasts

Orgulho no nosso segundo lugar! Pensando no quanto é difícil encontrar conteúdo bom e atualizado em português, ainda mais no ecossistema JavaScript, nosso líder do capítulo de front-end Matheus Lima teve a ideia de lançar o JSCasts para suprir essa demanda, cada vez maior. O primeiro curso chama Começando com React. O pessoal aqui gostou bastante! E você, o que achou? Se tiver algum feedback, deixe nos comentários. O Matheus está ansioso para recebê-lo =)

1. Sindpd leva demandas a Michel Temer e obtém avanço na regulamentação da profissão de TI

E o nosso primeiro lugar esse mês foi político! Quem começou o debate foi o Uilque Cruz, enviando o link mas sem nada a declarar. João Felipe foi o primeiro a destacar um trecho: “Pedimos a retirada do Projeto de Lei Complementar que propõe … o incentivo à privatização das empresas estatais estaduais e municipais.” e, para ele, só isso já faz querer que tudo caia por terra. Edgar Cardoso acha que o sindicato vai sempre ser contra privatização e não tem para onde correr. Para Filipe Silva, a regulamentação é um assunto complicado. Ele acredita que isso só deixa o nosso país e setor menos competitivo com relação a outros países. Ele também se incomoda com o nome do sindicato, “processamento de dados” parece muito ultrapassado para ele.

Uilque Cruz disse que ouviu alguns pontos a favor e outros contra, diz que prefere não se posicionar, mas indicou essa matéria explicando o ponto de vista contra a a regulamentação. Corroborando a posição contra, Filipe Mondaini diz que pra ele a regulamentação é sinônimo de Estado se metendo onde não deve. Douglas Barreto acha um absurdo. Ele repudia toda e qualquer tipo de ação sindical que queira ficar em cima de um mercado que já cresceu e criou suas regras econômicas e que, para ele, parecem bem sustentáveis. Ele diz que o mais absurdo é a obrigação de contar com um diploma para exercer o ofício de desenvolvedor, com certeza é um retrocesso.

Vitor Roma mandou o posicionamento do Partido NOVO sobre o assunto:

“O Sindpd (São Paulo) enviou uma proposta ao Congresso para regular o setor de TI, criando escassez de vagas e diminuição dos salários para que os profissionais precisem da ajuda do sindicato para brigar por ‘melhores condições de trabalho’. São os sindicatos corporativistas se aliando ao estado para criar o problema e depois vender a ‘defesa trabalhista’.”

Matheus Lima lembrou um ponto interessante: Bill Gates, Mark Zuckerberg e Steve Jobs não poderão mais trabalhar legalmente com TI no Brasil. E aí começaram as discussões sobre o que fazer e depois de algumas ideias o Filipe Silva indicou uma petição pública contra a regulamentação. Para terminar, Matheus mandou essa matéria sobre irregularidades no SindPD. E qual é a sua posição sobre o assunto?

Fechamos assim o nosso ranking de dez links mais comentados do mês! Achou que faltou comentarmos algo? Deixe abaixo nos comentários. Em julho em volto com mais uma coletânea. Até lá!

Quer trabalhar com a gente e participar das discussões em tempo real? Acesse aqui.