Concrete Logo
Hamburger button

(2+2) Uma piada em Produtos Digitais

  • Blog
  • 4 de Outubro de 2016
Share

O sócio Sr. de uma empresa de consultoria em desenvolvimento de software e outros quatro associados foram para uma reunião com a gerente de parcerias de uma empresa de consultoria estratégica. A ideia do sócio da empresa era de que a outra consultoria pudesse vender seus serviços no mercado.

A gerente pergunta:
– Para desenvolvermos essa parceria, preciso entender como vocês trabalham. Como são os projetos que vocês fazem ?

O sócio responde:
– Primeiro pedimos que o cliente escreva tudo que eles querem, que levantem lá nas suas áreas internas todos os requisitos. Eles escrevem tudo, e todos os seus desejos vão para um documento que define tudo que eles querem. É um documento bem detalhado e planejado, inclusive dizendo como as pessoas vão usar o software, e quantos usuários o software vai ter nos próximos cinco anos.

Depois nós fazemos uma proposta para entregar tudo o que está lá e negociamos tudo num contrato, para ficar bem acertado exatamente o que será feito.
Quando o contrato é assinado, chegamos lá com os nossos analistas de negócios, os analistas conversam com os gerentes do cliente e eles escrevem a especificação de exatamente como o software vai funcionar.

Eles entregam estes documentos para os programadores, que fazem o software todo. Depois de programado, o software vai para a área de testes, que olha os documentos e o software e testa para ver se tudo funciona. Precisamos evitar mudar o software, mas se precisar mudar não tem problema, fazemos um adendo contratual sempre que houver uma necessidade nova.

Depois destes testes começa a fase mais demorada, a de integração. Nela, a gente instala o software para o cliente e vai testar de novo lá. É nessa fase que viramos mais noites tirando os bugs, bem mais que antes. Aí o projeto termina e a gente coloca em produção para os usuários começarem a usar.

A gerente muito atenta pergunta:
– E qual é o nome dessa metodologia ?
Sócio:
Os Aristocratas

E vocês, usam processos definidos para resolver problemas complexos ?

Cynefin
Cynefin – modelo para classificação de problemas

Quer saber mais sobre os nossos times e jeito de trabalhar? Acesse aqui.