Concrete Logo
Hamburger button

A cultura DevOps em organizações complexas

  • Blog
  • 20 de Outubro de 2016
Share

A cultura promove uma mudança de paradigma, uma mudança de abordagem, uma mudança de conceito, uma mudança de… Percebeu? A mudança está presente em todo o contexto e é um agente fundamental na iniciativa de proporcionar entregas ágeis de software e com qualidade até o usuário final. Sobre esse assunto, você pode encontrar muito mais detalhes neste post.

Nos dias atuais, grandes corporações têm adotado a cultura e usufruído dos inúmeros benefícios que, por sua vez, propiciam uma visão ampla aos interessados de que as novas funcionalidades em produção em muito menos tempo podem gerar um ganho monetário significativo. Para grandes corporações, isso se torna extremamente estratégico.

devops1

O fato é que todas essas mudanças não acontecem do dia para a noite. É preciso ter paciência, trabalhar com atitude na adoção, sempre de forma proativa, e comemorar as pequenas vitórias no dia-a-dia. Cada passo à frente na adoção deve ser entendido rapidamente, pois cada decisão é tomada em paralelo à descoberta das dificuldades que a organização apresenta. Essas dificuldades são vencidas disseminando novas perspectivas e conhecimentos, ou seja, outros pontos de vista que podem refletir positivamente.

Ao mesmo tempo, trabalhar apenas na adoção não significa que você terá 100% de sucesso. Existem barreiras entre as áreas que não estão explícitas para a organização e esse fator pode comprometer todo o seu trabalho.

devops2

Permeando essa estrutura, temos as metodologias ágeis, que nos apoiam significativamente. Vamos utilizar o Scrum como exemplo. O Scrum possui alguns princípios que são 100% aderentes à cultura. Estamos falando de uma combinação estratégica e que vai, principalmente, focar no valor esperado. Mas esse valor… é igual para todos? Com certeza não. A percepção de valor em seus resultados deve ser revista de acordo com a evolução da adoção da cultura. O que eu quero dizer é que nem sempre essa percepção estará presente em todas ás áreas e aí entra um fator fundamental: a comunicação.

comunication-business

Os objetivos da organização devem estar sempre alinhados entre os interessados e a comunicação, sendo de forma efetiva e diária, se torna fundamental nesse processo. Ao mesmo tempo, os resultados devem ser medidos e métricas devem ser criadas para dar visibilidade à produtividade do time.

Outro ponto fundamental é a colaboração. Ser colaborativo significa compartilhar o esforço do time de forma que todos possam aprender juntos e, posteriormente, unificar os resultados. Um dos pontos em comum entre a cultura e o Scrum é sem dúvida o poder de adaptação. Esse é um aspecto que permanece vivo enquanto novos desafios são descobertos. Nesse ponto, é importante destacar que a cultura não deve ser trabalhada nas consequências e sim na tomada das decisões.

Resumindo, estabelecer relações de confiança, obter uma navegabilidade estratégica, provocar uma colaboração efetiva e manter uma comunicação diária são aspectos essenciais na adoção da cultura DevOps em organizações complexas.

Ficou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Aproveite os campos abaixo! Até a próxima.

É DevOps e quer fazer parte de um time ágil? Clique aqui.