Concrete Logo
Hamburger button

As novidades de Apple e Microsoft

  • Blog
  • 1 de Novembro de 2016
Share

Na semana passada, Apple e Microsoft fizeram eventos para anunciar novos produtos na linha de notebooks e desktops. Ambas vieram na tentativa de atingir consumidores bem diferentes, e fizeram isso com novidades incríveis que a gente vai falar por aqui.

Microsoft

Vamos começar com o evento da Microsoft, que rolou na última quarta-feira (26/10) e veio com foco bem grande na galera de UX, Designers e desenvolvedores de conteúdo 3D em geral. Além de lançar uma nova atualização para Windows com suporte à impressão 3D e um novo Paint(!), a grande novidade do dia foi o Surface Studio e o Surface Dial.

O Surface Studio é o mais fino dos desktops All in One do mercado atual, passando o Mac nesse quesito. A tela tem uma curvatura bem sensível que com apenas um dedo você consegue incliná-la totalmente, além de ter resistência de forma que você pode apoiar como se realmente estivesse em sua mesa, desenhando.

Tudo isso combinado com o Surface Dial, que é uma nova forma de entrada de dados. Ele fica conectado ao computador via bluetooth e pode ser usado tanto para tarefas simples como navegar por páginas de um doc como para tarefas mais complexas, como uma palheta de cores para desenho quando colocado em contato com a tela do Surface Studio. Ah, e sim, o Dial funciona a pilhas. Nisso a Microsoft ainda não conseguiu inovar.

surface-dial_0

Todas as novidades estão vindo a um preço inicial de U$ 2.999. O Dial é vendido separadamente por U$ 99, mas não se anime em colocá-lo no monitor touchscreen e ver a mágica acontecer: ele é compatível apenas com o Surface Studio e com outras versões do Surface. Nenhum desses lançamentos tem previsão para desembarcar no Brasil. =/

Apple

Novo MacBook Pro (foto de Reuters)

Novo MacBook Pro (foto de Reuters)

Na quinta (dia 27/10), foi a vez da Apple lançar suas novidades, com foco nos usuários da linha Pro. E elas já começaram bem polêmicas !

Um dia antes já tinha vazado que o novo Macbook Pro viria sem a primeira fileira de teclas que todos estamos acostumados a usar todos os dias. E isso foi bem controverso porque, além de sumir com os atalhos de brilho e volume, sumiria também o ESC. Aqui na Concrete a notícia gerou um debate bem legal (e longo) entre inovação vs. nossos costumes, sobre adaptação e até mesmo o que pode vir depois disso (você pode ver nesse post o resumo do debate). Tudo por esse botão que está no mesmo lugar há mais de 50 anos.

E foi confirmado. O novo Macbook Pro foi anunciado e o ESC morreu, junto com os atalhos, para dar lugar ao que eles chamaram de Touch Bar, sobre a qual você pode conhecer a partir de 1:15 deste vídeo:

A Touch Bar é um mini touchscreen que muda conforme a aplicação que você está usando. Por exemplo, se você está no Safari (em breve em outros navegadores também, assim espero), a barra muda para mostrar controles referentes ao Safari, como a barra de endereços e botões de voltar e avançar. Se você estiver escrevendo um e-mail no Mail, ele vai mostrar campos para selecionar contatos, assunto e botão de enviar. Ou seja, ficou tudo muito mais customizável, abrindo muitas opções para que o trabalho do dia-a-dia fique ainda mais fácil. Além disso, a touch bar possui sensor biométrico, ou seja, você vai pode desbloquear seu mac com sua digital e realizar pagamentos com Apple Pay também (isso se você morar nos EUA, já que no Brasil o Apple Pay ainda não está disponível 🙁 )

Mas e os botões atuais? Bem, o esc e seus companheiros ainda estão ali. Não mais fisicamente, mas em espírito na Touch Bar. Eles ainda aparecem dependendo da atividade que você está fazendo, mas você pode customizar para que eles sempre apareçam. E para os mais resistentes a mudanças, calma: a Apple lançou um modelo com o teclado do jeito que você conhece, sem Touch Bar.

Sobre os novos Macbook Pro, eles estão mais finos até que o antigo Macbook Air, que foi descontinuado também nessa quinta. Além disso, estão 60% mais rápidos e os speakers estão maiores também, assim como o touchpad que aumentou absurdamente, fazendo o teclado diminuir.

comparacao-macbook-pro-e-air

Comparação com o Macbook Air #RIPMacbookAir 🙁 – Foto: Business Insider

Outra polêmica em torno dos conectores: eles não possuem nenhuma entrada USB, HDMI, nem mesmo lightning! Apenas entradas thunderbolts que você vai precisar de vários adaptadores para conectar o que usa diariamente. Mas nem tudo está perdido: eles ainda possuem uma entrada de fone 3,5mm!

Eles vêm em três edições: duas de 13 polegadas, sendo uma com o Touch Bar e outra mais básica e uma edição super poderosa de 15 polegadas e com GPU dedicada da AMD. Os modelos de 13 polegadas infelizmente não possuem GPU dedicada 🙁

Os modelos estarão disponíveis nos EUA em duas semanas, custando a partir de U$ 1499. No Brasil, nenhuma data confirmada para chegar, mas no site da Apple Brasil eles já são mostrados pelo preço de (absurdos!) R$ 11.499.

E aí? o que acharam das novidades? Deixe sua impressão nos campos abaixo. Até a próxima!

É desenvolvedor iOS e quer trabalhar em um time ágil de verdade? Clique aqui.