Concrete Logo
Hamburger button

Automação Touch ID

  • Blog
  • 11 de Novembro de 2016
Share

Recentemente, em um projeto que estamos trabalhando aqui na Concrete, surtiu a demanda de atualização da tela de Touch ID. Como ninguém por aqui tinha automatizado essa funcionalidade por limitação do Calabash, abracei o desafio e comecei a conversar com a galera e pesquisar uma solução para o problema. Cheguei, então, a uma solução técnica que utiliza o AppleScript.

O que é o AppleScript?

A AppleScript é uma linguagem de script criada pela Apple que permite aos usuários controlar diretamente aplicações Macintosh. A ferramenta também pode criar scripts de conjuntos de instruções escritas para automatizar tarefas repetitivas. Se você quiser saber mais sobre a teoria, pode acessar aqui.

Solução Técnica

Bom, e como eu resolvi o problema? Para ativar o Touch ID pelo simulador basta ativar a opção Hardware – Touch ID enrolled. Entretanto, isso não funciona com o Calabash. Para funcionar, ao abrir o simulador ele deve ficar em primeiro plano utilizando AppleScript. Basta usar o script de ativação abaixo:

Para chamar o AppleScript nós temos duas opções. Por meio do Ruby, podemos incluir o script dentro da estrutura de um método, assim:

Ou você também pode chamar na estrutura do Cucumber:

Depois de implementar o script acima dentro da step, na máquina a ser executada deve ser dada a permissão de Accessibility ao terminal em: “System Preferences- Security e Privacy – Accessibility”.

wanderley1

E é isso! Simples, não? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma contribuição sobre o assunto, aproveite os campos abaixo. Até a próxima!

É desenvolvedor iOS ou trabalha com QA e quer fazer parte de times ágeis de verdade? Clique aqui.