Concrete Logo
Hamburger button

Re:invent 2016 – Keynote Andy Jassy

  • Blog
  • 30 de Novembro de 2016
Share

Estamos em Las Vegas para o re:Invent 2016 e aqui estão notícias quentinhas sobre o que está acontecendo de melhor no maior evento de cloud computing do mundo.

Acabou agora o primeiro keynote de anúncios da AWS aqui no re:Invent. Como de praxe, Andy Jassy, CEO da gigante, veio ao palco para deixar o mundo boquiaberto com anúncios muito expressivos, principalmente na área de inteligência computacional (machine learning) e mais integrações no mundo de IoT.

img_0085

Os principais anúncios do Keynote apresentado pelo Andy Jassy hoje são:

ReKognition:  reconhecimento de imagem as a Service com modelo de negócio baseado em quantidade de reconhecimentos realizados ao longo do tempo. E já temos free tier, que começa com mil reconhecimentos por mês durante 12 meses.

Alguns rumores já cercavam o anúncio da ferramenta, depois da aquisição da Orbeus pela Amazon em abril desse ano. Para aqueles que já haviam se impressionado com o lançamento do Firefly, que fazia reconhecimentos de produtos no Fire Phone, agora toda a plataforma de reconhecimento foi disponibilizada.

Imagine que poderemos fazer nosso MFA (multi factor authentication) usando a câmera, ou reconhecer produtos dentro da sua loja. As possibilidades são enormes.

Polly:  uma ferramenta de text-to-speech poderosa. Ideia basicamente simples, dado um texto a ferramenta transforma em áudio pra gente. O mais impressionante é o número de possibilidades de output apresentado: são 47 vozes em 27 idiomas. Além de contar com um free tier de 5 milhões de caracteres por mês.

Lex:  (tentando segurar as lágrimas, porque esse foi demais!) já pensou fazer a sua Alexa e trabalhar com os comandos e gatilhos que você quiser? Bom, é isso que propõe a Amazon com o Lex, o Alexa as a Service. Com acesso a essa ferramenta podemos customizar ao máximo todo o sistema de chamadas de reconhecimento e padrões de entrada para novos skills.

Nos últimos meses, com a febre chamada Echo, pudemos observar o potencial que essa excelente ferramenta de PNL (processamento natural de linguagem) tem em diferentes áreas.

AWS Greengrass: para aqueles que sofrem com o deploy de devices IoT em todas as esferas como segurança ou conectividade, até mesmo algum nível de compliance exigido em seu campo de utilização. A AWS trouxe uma ferramenta para ajudar no deploy de funções Lambda nos devices. A comunicação entre eles pode ocorrer diretamente, enquanto estão offline com nosso próprio código, garantindo a atualização do código.

Combinando fotos, voz, IoT, Machine Learning e Deep Learning, as possibilidades são infinitas.

Outras melhorias significativas em serviços e novas adoções anunciadas que valem citar também:

Amazon Athena – serviço que permite fazer queries SQL diretamente no S3, sem gestão de cluster, sem necessidade de mover dados, sem necessidade de mais tratamentos usando os dados que já estão em repouso no S3 com muito mais facilidade e pagando somente pelas queries executadas. O serviço é complementar ao RedShift e ao EMR.

mxnet: o famoso framework open source de deep learning agora é anunciado como altamente integrado aos serviços da AWS. Para quem quiser se aprofundar um pouco mais, o código está todo disponível no GitHub. É uma iniciativa Open Source significativa para a AWS.

P.S.: A Amazon sempre me impressiona, hoje não poderia ser diferente. Foi anunciado um serviço chamado Snowmobile, com o qual a companhia envia um caminhão cheio de Snowballs, um container de 45 pés com 100 petabytes de armazenamento dentro. Esse serviço provavelmente não estará disponível no Brasil, mas pra mim continua sendo incrível.

img_20161130_101931

E por enquanto é só! Amanhã estaremos de volta cobrindo o keynote apresentado pelo querido Werner Vogels. Deixem nos comentários o que vocês acharam dessa primeira leva de anúncios da AWS e qualquer dúvida estamos à disposição.

Fale com a gente no Twitter: @pedrocesar_ e @v_oliv. Estamos cobrindo #live o #awsreinvent. =)