Concrete Logo
Hamburger button

re:Invent 2016 – Keynote Werner Vogels

  • Blog
  • 1 de Dezembro de 2016
Share

Bem amigos do blog da Concrete Solutions! Falamos AO VIVO do re:Invent 2016 aqui em Las Vegas para mais um post daqueles revolucionários. Agora com as novidades do segundo keynote de apresentação da Amazon! Se você perdeu as novidades de ontem, pode ver esse post =)

Hoje é a vez de Werner Vogels, CTO da AWS, subir ao palco para apresentar os grandes lançamentos e o foco da companhia para 2017.

 img_0115

Os principais anúncios são:

AWS Shield:  serviço para proteção de ataques DDOS em diferentes níveis, integrado aos serviços de rede da AWS, como ELB, Cloud Front e Route53. O nível mais básico do serviço já vem incluso para todos os níveis de conta. O nível mais alto de proteção (Shield Advance) está disponível junto com a interface de administração do WAF e tem um custo mais alto, mas conta com definições em nível Enterprise.

AWS X-Ray:  (mais uma vez, quase chorando aqui!) serviço de rastreamento fim a fim, no qual uma tag é adicionada ao API gateway e as requests passam as ser rastreadas durante a passagem entre todos os recursos utilizados. Todo o caminho e relações são levados em consideração, serviços como EC2, ELB, Lambda, API Gateway e Elastic Beanstalk, entre outros, já são suportados.

AWS CodeBuild:  enfim veio um servidor de CI com atuação mais desacoplada. O modelo de negócio prevê pagamento por minuto do build. Traz suporte nativo a Java, Ruby, Python, Go, NodeJS e Android, mas ainda pode ser estendido para outras linguagens. Nós já estamos fazendo lobby para vermos build para iOS!

Opsworks for Chef Automate:  basicamente um servidor de Chef para guardar os seus cookbooks as a service. É a versão Enterprise do Chef disponível no Opsworks. Agora fica bem mais fácil acompanhar o seu usuário por meio de várias camadas da infra, sem precisar de um serviço muito mais caro para isso.

Blox: projeto open source que permite o gerenciamento de containers sobre o ECS. Você pode agora rodar ECS no seu laptop no modo desenvolvimento usando esse projeto. Essa é uma ferramenta poderosa de integração entre o que a Netflix vem fazendo com o Titus e o ECS.

img_20161201_102604

Outras melhorias significativas e serviços de menor expressão que valem citar aqui também:

Amazon EC2 System Manager: uma stack de ferramentas que permite o gerenciamento de instalação de pacotes, bem como a adoção de patches de segurança e gerenciamento de recursos nas instâncias EC2.

Amazon Pinpoint:  permite que você gerencie campanhas de marketing, identificando comportamento de usuários e entregando notificações diretamente a eles, principalmente pop-ups nos dispositivos mobile.

AWS Batch:  para quem trabalha com clusters e precisa de um job scheduler para sincronia de ações, a Amazon anunciou o Batch, que promete integração com as demais ferramentas da AWS e a despreocupação com a administração de batch server.

Amazon Lambda@Edge: agora é possível a execução de funções diretamente no CloudFront, em qualquer uma das 75 edge locations no globo, tratamento de header ou até mesmo invalidação do conteúdo.

E por enquanto é só! Continuem acompanhando a gente, porque logo estaremos postando o que de melhor aconteceu aqui no re:Invent. Deixem nos comentários o que vocês acharam dos anúncios da AWS e qualquer dúvida estamos à disposição.

Fale com a gente no Twitter: @pedrocesar_ e @v_oliv. Estamos cobrindo #live o #awsreinvent. =)