Concrete Logo
Hamburger button

ProdCast #18 – Pensamento Sistêmico

  • Blog
  • 20 de Dezembro de 2016
Share

De tempos em tempos, é sempre bom ter uma conversa com o nosso CEO, Fernando de la Riva, sobre o cenário do mercado de tecnologia brasileiro em relação ao mundial e como estamos lidando com questões de desenvolvimento de produto. Nessa quinzena, o ProdCast foi uma dessas conversas =) O Leonardo Pabon, um de nossos Product Managers, participou também. Falamos sobre pensamento sistêmico em oposição ao sistema de comando e controle, sobre como as disrupções afetam o mercado brasileiro e qual seria a melhor forma de lidar com essas questões, inclusive usando exemplos práticos do que estamos fazendo aqui na Concrete.

Para quem não conhece, nossa ideia com o ProdCast é falar a cada 15 dias sobre algum tema relacionado ao desenvolvimento de produtos digitais. Até hoje já falamos sobre Times de Alta Performance, Transformação Digital, MVP, Design, Métricas, POs, QA, Scrum Masters e vários outros assuntos. Se você quiser ouvir algum deles, é só acessar a nossa página no SoundCloud.

Para ouvir a conversa dessa quinzena, é só clicar aqui:


O Fernando citou várias referências. Para facilitar, aqui seguem algumas delas:

– Livro: A Quinta Disciplina (Peter Senge)

– Artigo: The New New Product Development Game (Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka)

– Portal: Silicon Valley Product Group (Marty Cagan)

– Portal: Escola Austríaca de Economia

– Livro: “Principles of Product Development Flow” (Don Reinertsen)

– Site: Cognitive Edge (Dave Snowden)

– Livro: Team of teams (Stanley A. McChrystal)

– Livro: Cisne Negro (Nassim Nicholas Taleb)

– Livro: Antifrágil (Nassim Nicholas Taleb)

– Livro: The Hard Things about Hard Things (Ben Horowitz)

– Livro: Only the Paranoid (Andrew Grove)

– Livro: High Output Management (Andrew Grove)

Daqui a 15 dias voltamos com mais um episódio! =) Se tiver qualquer dúvida, quiser deixar alguma opinião ou sugestão de tema, aproveite os campos abaixo. Até lá!

Se você também gosta de compartilhar conhecimento e quer fazer parte do nosso time, acesse aqui. Mas se você precisa de ajuda para sua estratégia e quer saber mais sobre nossos times e produtos, entre em contato.