Concrete Logo
Hamburger button

Então… O que é DevOps?

  • Blog
  • 12 de Junho de 2017
Share

*Este post foi originalmente publicado como o primeiro da série “Think like DevOps”, em inglês. Clique aqui para ver o original.

Há alguns anos DevOps se tornou um termo bem comum, cujo conhecimento tem crescido exponencialmente na área de tecnologia, apesar de muitas vezes ter sido usado incorretamente. Neste post, vou tentar explicar de forma rápida e fácil o que é DevOps.

… Nos últimos meses, um movimento começou a tomar forma. Um movimento de pessoas que acreditam que é hora de mudanças na indústria de TI – hora de parar de gastar dinheiro e começar a entregar softwares ótimos e construir sistemas que escalam indefinidamente. Este movimento é o chamado DevOps – Patrick Debois (tradução livre)

Em minha opinião, esta frase é a que melhor define DevOps. Um movimento que tem como objetivo juntar pessoas com características multidisciplinares para expandir o jeito de pensar e fazer as coisas, aumentando o valor do negócio usando um ciclo de vida que vai desde a criação até a descontinuidade por meio de colaboração, experimentações, feedbacks e adaptações.

A parte mais difícil do DevOps é encontrar pessoas que querem fazer de tudo, se necessário: infraestrutura, configuração, desenvolvimento, testes, debug…

Importante dizer que essa é a minha opinião sobre DevOps. Você pode achar um monte de outras. Se você discorda, podemos debater e colaborarmos até chegarmos a um consenso. Se você concorda, vamos conversar também =) Minha ideia com essa série de posts que começa hoje é colaboração e disseminação do movimento/cultura/ferramenta/metodologia/jeito de pensar DevOps.

Deixe seu comentário!

Acredita em DevOps e quer trabalhar em um time fantástico? Clique aqui.