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A Concrete de cara nova

  • Blog
  • 14 de Junho de 2017
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ESTAMOS EM CONSTANTE MOVIMENTO

E estar em constante movimento é o grande desafio de quem não abre mão da oportunidade de aprender e se reinventar. Essa é a história que a gente vem escrevendo há mais de 16 anos.

Estamos sempre atentos ao que cada experiência nos traz como aprendizado. Como disse Confúcio certa vez, “nossa maior glória não é jamais errar, mas evoluir a cada vez que erramos”. E é por viver e acreditar intensamente nisso que ao longo de todos esses anos fomos diferentes a cada instante. Já evoluímos nosso modelo de negócios, já reorganizamos algumas vezes a nossa estrutura operacional, já exploramos diferentes métodos de trabalho e sempre estivemos atentos ao que cada novo experimento nos trazia. Sempre focados em fazer o melhor.

Em todo esse tempo, nunca deixamos de crescer. Nosso crescimento tem sido orgânico e sustentável, movido, sobretudo, pelo sucesso do trabalho que realizamos. Nunca nos vimos expostos à necessidade de gritar ao mercado quem somos, de onde viemos ou no que acreditamos. Até hoje.

Hoje, temos mais de 500 pessoas no nosso time. Começamos no Rio, mas já há alguns anos pousamos com força em São Paulo e agora começamos a conquistar Belo Horizonte. São mais de 4.000 m² ocupados pelas cabeças mais privilegiadas no mundo da tecnologia. Estamos lado a lado com algumas das maiores empresas do Brasil. Nós crescemos.

Passamos muito tempo sentindo as dores que pertencem apenas àqueles que se arriscam a serem diferentes, a experimentarem o desconhecido buscando, sobretudo, não seguir passos, mas criar os caminhos. E merecemos, do nosso jeito, sentir na nossa pele, o orgulho de sermos aquilo que nos tornamos.

Nós apresentamos hoje a nossa nova cara. Uma cara que traduz de forma mais clara o que somos em essência.

 

CONSTRUINDO NOSSA NOVA IDENTIDADE?

Identidade é, sobretudo, a expressão do que se é por dentro. E foi com esse pensamento que buscamos nas nossas raízes a inspiração para dar o primeiro passo.

Procuramos nos sócios e em grupos de pessoas que fazem o nosso dia-a-dia características relevantes que nos ajudassem a humanizar a nossa empresa. Somos alegres? Sérios? Divertidos? Fortes? Descobrimos que somos um monte de coisas. Somos plurais. Não somos uma ou outra linha, somos o momento. Somos alegres E sérios. Depende de como e quando você nos vê. Somos indivíduos, mas somos também todos juntos. Somos equilíbrio e movimento. Somos perguntas e respostas.

O primeiro passo acabou se tornando o principal. Isso porque, no fundo, descobrimos que não precisávamos nos redesenhar, bastava nos revelar.

Construímos um arquétipo próprio a partir dos modelos arquetípicos de Carl Jung. Queríamos entender melhor como desenvolver eficientemente formas de expressão e comunicação. Percebemos que somos uma mistura saudável de exploradores, criadores e foras da lei. Refletimos sobre os modelos e buscamos internamente, nas pessoas, essas correspondências. Encontramos.

Reunimos as informações que tínhamos até ali para moldar um jeito melhor de nos comunicar e usamos nossas ferramentas de comunicação interna para experimentar. Foi aí que vimos que estávamos mesmo no caminho certo.

 

CONCEITUAÇÃO DE MARCA

O digital não adormece. Ele nos conecta às pessoas, ao tempo, aos sentimentos e faz isso sem descanso, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O digital move nossas vidas e ser digital é estar presente e fazer o futuro. Por isso, nós somos tão digitais.

Mas somos mais do que digitais. Somos pessoas. Somos aprendizado. Somos equilíbrio. Construímos produtos e serviços, mas também construímos amizades que nos constroem e nos permitem construir.

Reconhecemos que o trabalho é duro, mas nos deliciamos com os resultados daquilo que fazemos. Curtimos não só a chegada, até porque ela fica no passado em um piscar de olhos, mas vivemos intensamente a jornada. A cada passo, uma nova oportunidade de se redescobrir. Somos ágeis em essência porque acreditamos que o caminho mais rápido entre dois pontos é o da adaptação.

Somos comprometidos com o que fazemos e nos ocupamos com aqueles que estão ao nosso lado. Nós nos ajudamos a crescer e ajudamos as maiores empresas do Brasil a desenvolverem as melhores soluções digitais do mercado.

Isso é ser Concrete. E traduzir isso na nossa marca era o nosso grande desafio.

Fomos por diversos caminhos e envolvemos um grande grupo de pessoas. Discutimos, exploramos, testamos, discordamos, discutimos de novo e fomos evoluindo, um passo de cada vez. Bem do nosso jeito.

Buscamos equilibrar referências ao digital sem deixar de lado o nosso lado humano, sem abrir mão de mostrar nossa sina de ser diferente a cada olhar e de apostar em ciclos iterativos que acabam por moldar a nossa própria história.

Elementos tipográficos, naming, formas, cores. Tudo foi explorado, dissecado e debatido. “Vamos por aqui ou por ali? Não sei, vamos colocar no papel e pegar alguns feedbacks.”

Essa foi a nossa rotina por alguns meses e, por fim, percebemos que chegamos em um caminho, mas sem a necessidade de definir uma resposta. E tudo bem. Bem a nossa cara.

 

REPOSICIONAMENTO

O nosso momento hoje é de expansão, de mais uma vez dar um passo na direção do novo. Nós nos desenvolvemos em cima da nossa capacidade de entrega. Crescemos consolidando no mercado uma imagem que ficou fortemente conectada à excelência da nossa engenharia. Somos diferenciados e sabemos disso. Mas este nosso diferencial técnico não resolve toda a gama de expertises que possuímos e desenvolvemos ao longo de todo esse tempo.

Somos também ótimos em estratégia, design e na capacidade de absorver e desenvolver conhecimento nos mais variados domínios de produtos e serviços. E este trabalho de branding tem também o objetivo de mostrar ao mercado tudo o que ele pode esperar da gente e (ainda) não sabe. Se o desafio é digital, é aqui que ele vai encontrar o melhor parceiro. Seja para desenvolver um serviço, elaborar e executar uma estratégia de produto ou, até mesmo, ajudar na execução de uma transformação digital verdadeira, a Concrete é o lugar onde estão as pessoas mais capazes de fazer realmente a diferença.

Como disse o Fernando de la Riva – nosso CEO -, esta nova marca é um marco da mudança de fase na nossa vida. É um jeito de buscar a conexão profunda com todos os que nos ajudaram a chegar até aqui, mas é também o primeiro passo na construção do que nos tornaremos a seguir. Só que, sobretudo, esta nova marca é apenas a ponta do icebergue. Há muitas novas concretes para surgirem nos próximos dias, meses e anos. A gente não pára.

Somos Concrete.
O digital, as pessoas, os desafios, a experiência nos movem.
Nós movemos o mundo.

Tem algum feedback? Aproveite os campos abaixo! E veja mais sobre a nossa marca no nosso site. Até a próxima!