Concrete Logo
Hamburger button

Os 10 links do mês – Junho

  • Blog
  • 30 de Junho de 2017
Share

Chegou o momento mais esperado do mês: o ranking dos 10 links mais comentados no fórum interno da Concrete. Que rufem os tambores! Isso é denunciar a idade, eu sei. Hoje seria o quê? Que cliquem os mouses! 😉 Ok, bad joke. Seguimos… vamos aos vencedores! Teve de tudo este mês, de Uber (sim, de novo) até ferramentas descobertas e novos apps.

10. Forming, Storming, Norming and Performing in a Scrum Team

O link sobre a relação entre o modelo de Tuckman e Times Ágeis e como o Scrum Master pode ajudar em cada fase da evolução de um time foi enviado ao fórum por Roberto Brasileiro, que achou bem legal e quis compartilhar. Nosso sócio Alexandre Bairos respondeu com outro link, a respeito dos quatro estágios da formação de um time.

09. Por que grandes empresas têm investido tanto em design nos últimos anos?

Renato Monteiro, do capítulo Design, mandou para jogo este link dizendo que é “inegável que exista um movimento enorme de valorização da disciplina do design no ambiente digital e a cada dia sai um novo artigo abordando a questão.” No link, há uma lista com seis empresas de tecnologia que mudaram drasticamente as proporções entre designers e devs dentro de seus times. Assim como uma série de outros dados que complementam e justificam esse investimento. Segundo Renato, vale muito a pena prestar atenção e entender porque isso vem ocorrendo.

Para finalizar, mandou a máxima in english: “Design is the secret sauce: We’ve hit that point in the tech industry where engineering is becoming more and more commoditized. (…) In this new era, what really sets companies apart is the user experience — a perspective designers know intimately.” Phyno. A gravidinha Priscilla Barella (tá chegando!) foi só palmas, seguidas de um “Bom demais!” de Rafael Xavier. Flavio Nazario preferiu ilustrar:

08. Em novo comercial Apple imagina o “apocalipse” em um mundo sem aplicativos

Na nona posição vem o link sugerido pelo George Rodrigues, um anúncio da Apple que simula como seria o mundo sem apps. Medo. Emanuelle Menali foi a primeira a comentar com outro link do Javapocalipse, de 2013. Rafael Alves morreu de rir, assim como Yuri Ramos, que ainda mandou um “Muito bom!”.

07. Produtividade e organização – Pessoal

Roberto Brasileiro, da Concrete BH, mandou o link de uma ferramenta “bem bacana”, segundo ele, que começou a usar há alguns dias e que dá para organizar as atividades tanto pessoais quanto profissionais nela. Até mesmo na versão free, Elessandra Estevão disse que tem usado e está gostando muito. assim como a Tiana Mondaini, que não é boba nem nada, confia nos colegas e disse que é “muito útil!”.

André Silva comentou que estava procurando uma ferramenta boa dessas há tempos e que estava órfão desde que “mataram” o Astrid. #RIP. Já Rafael Ribeiro contribuiu para a discussão sugerindo entrar neste site, que mostra como utilizar a ferramenta com o método GTD (Getting Things Done). Nessa mesma pegada, para os amantes do time tracking, Eduardo Cucharro mandou esse cara aqui, que também possui extensão para Chrome, o que “facilita muuuuuuuito o uso!”.

06. Procuramos criar células de conflito na empresa. E isso é bom

E eu estou no ranking de novo! \o/ Na sétima colocação está esse link sobre uma conversa entre dois grandes da tecnologia divulgada em uma matéria. No email, ainda escrevi um trecho que achei bem provocador: “A cultura come a estratégia no café da manhã.” Geral mandou +1 (obrigada!), Renan Melo, Matheus Lima, Tiana Mondaini e Dayane Andrade. Diretamente de São Paulo, Tamires Viana comentou após váaaaarios +, “fator hungry”.

05. Um canvas para chatbots

Nosso sócio Alexandre Bairos conquistou a sexta colocação no ranking de links com a ferramenta Chatbot Design Canvas, que pode ser usada para o design de alto nível de um chatbot. Natan Ximenes foi o primeiro a se manifestar com +1000, seguido por Tiana Mondaini, Aline Giunge e Luiz Ribeiro. Já Davi Silva foi diferenciado, lançando logo um +42, só que ninguém contava com a astúcia de Tamires Viana, que cortou por fora e superou a todos com o seu +1221312.

04. Módulos ES chegam aos browsers

A novidade para a galera do JavaScript é que agora os módulos do ECMAScript chegaram para os browsers e já estão disponíveis para Safari, Chrome, Firefox e Edge. O anúncio foi feito por Matheus Lima e todo mundo adorou! \o/ Mas o Alan Silva ainda sentiu falta da feature com módulos wasm.

03. Amazon to Acquire Whole Foods for $13.7 Billion – CA$H

Ricardo Simões mandou bem em enviar para o fórum este link sobre a nova aquisição da Amazon adquirida pela bagatela de 13.7 bilhões de dólares. Nosso sócio Victor Lima, sempre ligado nos paranauê, mandou um #pailima, que equivale a um “eu já sabia” e fez Ricardo lembrar da imagem abaixo (kkkkk). Tanto Lima quanto Rafael Ferreira devem estar rindo até hoje do diálogo criado por André Silva em resposta ao email. Só lendo. Rindo. Whatever. 😉

Jeff Bezos: “Alexa, buy me something from Whole Foods.”

Alexa: “Sure, Jeff. Buying Whole Foods now.”

Jeff: “WHA- ahh go ahead.”

 

02. BB abre APIs

O Banco do Brasil saiu na frente, assim como nosso querido Rodrigo Batini que conquistou o vice-campeonato por compartilhar no fórum este link sobre o projeto Developers BB. Rafael Bielawski foi o primeiro a se manifestar lançando um +1000, nota compartilhada por Rafael Teixeira. Socrates Lopes lembrou que em novembro do ano passado saiu um podcast em que eles falaram sobre os seus objetivos para o ano, pelo ponto de vista tecnológico.

01. Source tree app

O primeiríssimo lugar ficou com o Capítulo de Design! \o/ Flavio Nazario perguntou no fórum se alguém utilizava o Soucretree para controle de versão, que gerou um buzz super positivo. Halyson Gonçalves saiu na frente e disse que já usou muito, assim como Gabriel Brettas e Renato Monteiro. João Felipe disse que hoje em dia usa Tower (Mac), Inácio Ferrarini e Leonardo Almeida usaram até entrar na Concrete, mas atualmente usam por linha de comando. Nazario agradeceu, dizendo que queria saber se poderia tirar dúvidas para uma coisa que está montando. Mistério… Já Rafael Pires destacou que não vive sem.

 

E é isso! Tem algo a acrescentar ou acha que a gente não comentou alguma notícia importante do mês? Deixa aí nos comentários. Mês que vem a gente volta 😉