Concrete Logo
Hamburger button

Você sabe testar? Talvez não seja o suficiente…

  • Blog
  • 3 de Julho de 2017
Share

Estava pensando em escrever este artigo quando li este outro aqui: Testadores de software precisam aprender a programar? Acho que os dois se complementam.

Às vezes ouço no trabalho: isso não é problema meu, eu não preciso saber disso, não é minha tarefa e eles que se virem. Sim, você não vai “se meter” na tarefa/trabalho do outro, mas em um projeto em que temos várias áreas envolvidas, devemos ter uma noção do papel e o que faz cada área dele. Essa noção deve ser mais profunda se essas áreas trabalham diretamente umas com as outras.

Aqui na Concrete, muitas vezes prestamos serviços para empresas que não possuem mentalidade ágil, então temos que lidar com duas maneiras de trabalhar diferentes (às vezes bem diferentes).

Na outra empresa fui instruído a fazer só o meu (testar). Qualquer coisa que precisasse ser feita no sistema, era necessário chamar alguém ou abrir um ticket. Isso às vezes causava uma parada nos testes, pois dependíamos de terceiros para continuar.

Com o passar do tempo, fui aprendendo os processos e procedimentos que me ajudaram a melhorar meus testes e a ganhar tempo. Muitos defeitos que abrimos para um sistema era na realidade de outro, que fazia o processamento anterior. Infelizmente isso não foi ensinado e tivemos que correr atrás por conta própria, na tentativa e erro, perguntando a pessoas que sabiam mais (ou deveriam), muitas vezes com respostas superficiais.

Vejo que a caixa preta às vezes é levada muito a sério. Você testa só o que vê, sem ideia do que está por trás. Fazendo uma analogia: se seu computador dá defeito, não é melhor você entender como funciona sua ferramenta de trabalho? Você não precisa saber consertar, mas esse conhecimento vai ajudá-lo a argumentar com o técnico que pode querer te enganar ou fazer uma gambiarra. Relembre o caso da loja Rei do iPhone.


Alguém sabe alguma coisa sobre motores de combustão interna? Claro! Alguém sabe como consertar um motor de combustão interna? Não…

Não estamos somente no ramo de testes, ou de desenvolvimento, ou de vendas de software. Estamos no ramo de entrega de software e, para entregar o software com a melhor qualidade, as diferentes áreas e empresas devem trabalhar integradas, como uma só equipe.

Trabalho em equipe não é quando todos trabalham juntos, mas quando confiamos um no outro.

Concorda, discorda, tem algo a dizer? Aproveite os campos abaixo. Até a próxima!