Concrete Logo
Hamburger button

O design novo do Twitter é bem legal

  • Blog
  • 7 de Julho de 2017
Share

Os usuários do Twitter foram surpreendidos no (último) dia 15 de junho com atualização de seu design e eu particularmente achei bem irado! Algumas alterações que eu faria como designer foram contempladas, como o cuidado com hierarquia de fontes, os gestos para interagir com o aplicativo e a estupenda harmonia entre os elementos da interface. E então, decidi pontuar essas alterações aqui.

1) Família de ícones

A nova família de ícones do Twitter é bastante consistente e essa consistência é bastante notória: temos ícones que são mais quadrados e menos retangulares. Mas ainda assim possuem igual contorno arredondados, expondo uma unidade mais óbvia entre eles e outros elementos da página, também mais arredondados agora.

E ah! Aposto que respeitam um grid consistente pra conseguirem tanta unidade.

(chequei no Sketch e encontrei um grid de 8pt para os ícones 🙂 )

2) O uso de gestos (swipe)

Parece uma adoção óbvia dos gestos nas interfaces de celular, mas os “gestures” são quase sempre esquecidos na hora de planejar um aplicativo. O único aplicativo que faz amplo uso – e, infelizmente, está caindo no ostracismo – é o Snapchat. E agora o Twitter deixa você visualizar funções do seu perfil através de um simples swipe para a esquerda. 🎉 Um ícone a menos na tela! 🎉

Link para gif de exemplo: http://bit.ly/2tQVNWN

3) Hierarquia nos pesos tipográficos

Quem trabalhou com design editorial em algum momento de sua vida tem a tipografia pulsando nas veias. Mas quem já começou a projetar na era digital, com alguma frequência, desliza ao usar uma fonte ultra light (não que elas não sejam lindas, mas são péssimas de ler por cima dos fundos coloridos, por exemplo).

E não tem nada mais gostoso do que ver um aplicativo com um design leve e que usa bem os pesos de tipografia para dar ideia de separação de blocos e hierarquia.

Ninguém precisa de tantas linhas e retângulos coloridos quando se tem fontes com pesos bem distribuídos!

Olha o exemplo do que estou falando aqui: o título da aba bem definido em peso Black, o Tweet e o usuário bem separamos pela sutil diferença de um bold (negrito).

4) Harmonia entre os elementos

A primeira coisa que me chamou a atenção quando vi o design novo foi a harmonização entre os elementos, uma tecla que bato constantemente em meu trabalho. Esse é o tópico mais importante, mas que sem os tópicos anteriores ele não seria possível.

Se você tem uma logo que possui uma estrutura circular, por que não construir todo o restante dessa estrutura de forma a harmonizar com o seu elemento mais nobre?

Foi aí que esse design novo do Twitter me ganhou (de vez). Todos os botões foram arredondados e a caixa de texto principal, onde hoje você digita o seu Tweet, também foi arredondado.

Assim como as fotos de perfil e ícones (por mais que tenham uma estrutura quadrada, eles possuem cantos arredondados).

Nesse momento dá vontade de beijar a munhequinha tal qual a um chef de cozinha quando finaliza um prato de uma forma estupenda!

Por essa razão, achei que seria válido divulgar e enaltecer o trabalho da minha rede social favorita em seu redesign sutil, porém bastante funcional.

Até a próxima!

É designer e quer trabalhar em um time multidisciplinar fantástico? Clique aqui.