Concrete Logo
Hamburger button

Acabou o tempo da Daily, e agora?

  • Blog
  • 6 de Setembro de 2017
Share

Quantas vezes você já se deparou com um time de desenvolvimento ou até seu próprio time ficando mais do que 15 minutos em pé falando sobre o que eles estão fazendo para atingir o objetivo de uma Sprint? Será que depois de 15 minutos eles ainda estão falando sobre o que estão fazendo para atingir o objetivo da Sprint?

Por definição:

“A Daily Scrum é um evento com 15 minutos de time-box para o time de desenvolvimento sincronizar as atividades e criar um plano para as próximas 24 horas.” Scrum Guide, 2016

Durante esses 15 minutos em algum momento alguém fala sobre uma funcionalidade ou alguma tarefa que tem que fazer e outro desenvolvedor tenta ajudar. Porém, é quase impossível resolver um problema técnico em um time box tão pequeno.

Importante: a Daily é usada para criar a colaboração e alinhar o andamento da sprint.

Devemos lembrar que esse é um rito do time de desenvolvimento para o time de desenvolvimento, logo outras pessoas (Scrum Master, Product Owner etc) devem ser convidadas a participar.

O Scrum Guide tem diversas informações interessantes escondidas entre seus tópicos e entre eles está a possível solução para a discussão técnica sobre uma tarefa que apareceu durante a Daily.

“O Time de Desenvolvimento ou membros da equipe frequentemente se encontram imediatamente após a Reunião Diária para discussões detalhadas, para adaptar ou replanejar o restante do trabalho da Sprint. ” (Scrum Guide, 2016)

Quando esse conceito de “Pós Daily” foi falado no Scrum Masters on Beer (evento que aconteceu na Concrete Rio, em junho deste ano), várias pessoas tiveram excelentes questões que ajudaram a escrever esse post. Vamos a elas:

“O Pós Daily tem time-box?”

Não, por não ser um rito oficial, ele leva o tempo necessário para o time de desenvolvimento detalhar o que precisa ser feito. Porém, deve-se ter em mente que é um alinhamento, por isso deve ser breve.

“Quem tem que estar no Pós Daily?”

Quem tiver interesse nos tópicos que estão sendo discutidos.

“O gerente fala com o time no Pós Daily?”

Como em qualquer outra estrutura, o gerente pode se dirigir ao time a qualquer momento que lhe seja conveniente, contanto que não impacte no progresso da sprint. Mas nada impede que o gerente interrompa o Pós Daily para falar sobre assuntos urgentes e que depois se retome a discussão anterior.

“O que é falado no Pós Daily?”

No Pós Daily são discutidos, em maior detalhe, itens levantados durante a Daily.

“O Pós Daily precisa ser facilitado?”

O Scrum Master é opcional, assim como na Daily, logo o time de desenvolvimento pede a sua participação ou o próprio time facilita esse momento.

Conclusão

A colaboração entre os membros do time para criar o melhor produto precisa que em algum momento as pessoas estejam disponíveis para discutir e alinhar o que precisa ser feito e como.

Ainda possui alguma dúvida? Use o campo abaixo.

“Ao infinito e além.” \o/

Quer trabalhar com Scrum e fazer parte de um time fantástico? Cadastre aqui o seu currículo. 😉