Concrete Logo
Hamburger button

Blockchain, a fantástica tecnologia que “ninguém” conhece no Brasil

  • Blog
  • 13 de Outubro de 2017
Share

Ando estudando bastante sobre Blockchain, Bitcoin, bitcoin (sim, de novo, existe diferença entre Bitcoin com B maiúsculo e minúsculo), ethereum, smart contract e outras coisas e a cada dia vejo o quão incrível ela é e como pode revolucionar o mundo e a vida de cada um. Não só tecnologicamente. Só para você ter uma ideia, Blockchain é considerada por muitos a nova Internet.

Você já pensou que todos os seus dados médicos contendo possíveis doenças pré detectadas, alergias entre outras coisas, podem ser vistas por um médico do outro lado do mundo? E o melhor, com garantias que só esses caras podem dar? E a possibilidade de transferir dinheiro de uma ponta a outra do mundo, em pouquíssimos segundos, o que hoje demora dias por meio de um banco?

Não está convencido? Que tal você contratar o serviço de alguém que você nunca viu na vida, mas ter a certeza de que ele só receberá o dinheiro depois de completar o trabalho e ele ter garantias de que vai ser remunerado?

Tem o fato de você programar pro seu filho/neto receber um bitcoin quando ele fizer 18 anos de idade ou quando completar a faculdade e dar aquela boa premiação. Esperamos que não, mas você pode transferir todas as suas moedas caso você venha a falecer, por exemplo.

Eu poderia ficar o dia todo aqui falando das N vantagens do Blockchain e daqui a cinco dias dizer mais dezenas de coisas que você poderia fazer, já que nesse momento tem alguém no mundo publicando um Dapp (decentralised app) pra fazer algo que você nunca imaginou que fosse possível.

Bem, por conta de poucas pessoas conhecerem e por eu acreditar que compartilhar conhecimento realmente traz bons resultados pessoais e de fixação de conhecimento, vou publicar uma série de artigos sobre as redes Blockchain (isso, no plural, porque existem várias), cryptocurrency, smart contracts etc.

Meu planejamento é esse:

1 – O que é esse tal de Blockchain e como funciona?

2 – Como funciona um token e para que serve?

3 – Ethereum e os contratos inteligentes.

4 – O que já existe na Blockchain e os incríveis Dapps.

Se você gostaria de saber um pouco mais sobre Blockchain, me siga no LinkedIn e compartilhe esse artigo, talvez alguém da sua rede também tenha interesse.

Quer trocar conhecimento o tempo todo e aprender todos os dias? Vem trabalhar com a gente!