Concrete Logo
Hamburger button

Estudo do Appium usando Ruby – Parte 1

  • Blog
  • 6 de Dezembro de 2017
Share

Appium é uma ferramenta open source e multi-plataforma para automação de aplicações nativas e híbridas, para web e mobile, disponível para os principais sistemas operacionais do mercado, Android e iOS (e agora para FirefoxOS). É melhor instalar o Appium através da linha de comando, ao invés de baixar o aplicativo, uma vez que o seu GUI (Graphical user interface) é mais frágil.

Atenção! Verifique se não instalou Node ou Appium com sudo, caso contrário, vai ter problemas.

Pré-requisitos

Xcode

É um ambiente de desenvolvimento integrado e software livre da Apple Inc. Também precisamos autorizar o uso do iOS Simulator, mas para isso basta digitar o comando no terminal:

Sudo Authorize_iOS

Android Studio é a IDE oficial para a criação de aplicativos em todos os tipos de dispositivos Android. Para baixar, clique aqui. Já para baixar Java, é só clicar. Após ter feito a instalação é necessário setar as variáveis de ambiente JAVA_HOME e ANDROID_HOME no seu arquivo bash_profile.

Ex: Abra o terminal e digite…

O Homebrew instala as coisas que precisa e que a Apple não forneceu para você. Para instalar o Homebrew basta digitar no seu terminal…

Node JS

O Appium é um servidor HTTP escrito em node.js que cria e manipula várias sessões do WebDriver para diferentes plataformas, como iOS e Android. A automação de aplicativos móveis híbridos e nativos para Android e iOS é uma função-chave administrada pelo Appium, um servidor node.js. A interação entre o servidor node.js e as bibliotecas de client do Selenium é o que, em última análise, funciona em conjunto com a aplicação móvel.

Para instalar, basta digitar no seu terminal:

Para instalar o Appium, execute o comando abaixo:

Quando isso for feito, inicie o servidor do Appium pelo seguinte comando:

Para atualizar o Appium é só digitar o comando “npm install -g appium” novamente.

Appium-doctor verifica se todas as dependências do Appium são atendidas e se todas  estão configuradas corretamente. Para instalar o appium-doctor basta digitar no seu terminal:

Uma vez que o node.js e npm e o appium-doctor estão instalados, você pode usar o comando abaixo para verificar se todas as dependências do appium são atendidas:

Appium Client

São as linguagens de programação suportadas pelo Appium:

Ruby                                    https://github.com/appium/ruby_lib

Python                                 https://github.com/appium/python-client

Java                                     https://github.com/appium/java-client

JavaScript (Node.js)        https://github.com/admc/wd

Objective C                         https://github.com/appium/selenium-objective-c

PHP                                      https://github.com/appium/php-client

C# (.NET)                             https://github.com/appium/appium-dotnet-driver

RobotFramework             https://github.com/jollychang/robotframework-appiumlibrary

Execute o comando abaixo para instalar o Appium client:

Desired Capabilities

É um conjunto de chave/valor enviado ao Appium Server para informar qual tipo de sessão desejamos iniciar. É através dele que informamos em qual dispositivo queremos executar e quais são as configurações iniciais.

Exemplos:

Capabilities para Android

Capabilities para iOS

Sessão

Como o Appium é um servidor, toda a comunicação com o dispositivo é realizada através de uma sessão. O cliente inicializa uma sessão com o servidor via POST / session com um objeto JSON chamado Desired Capabilities. Quando a sessão é criada um ID é atribuído a ela para realizar o envio dos comandos para o dispositivo apropriado.

Trabalha com QA e quer fazer parte do nosso time? Clique aqui.