Concrete Logo
Hamburger button

Os 10 links do mês – Dezembro

  • Blog
  • 27 de Dezembro de 2017
Share

Final de ano, aquele clima natalino, espírito de paz e amor… E aqui estamos nós com mais uma coletânea de links pra você, querido leitor! Mas dessa vez vai ser um pouco diferente… Vamos mandar os 10 posts mais lidos no nosso próprio Blog este ano. Que seleção, hein? Aposto que você vai curtir! Bora relembrar?

10. “Clean Architeture” para Android (Marcelo Galhardo)

Com 490 visualizações, Marcelo Galhardo conquistou o décimo lugar do nosso ranking anual! Neste post, ele explica como ele costuma implementar a arquitetura dos softwares (quando há tempo, claro), baseados em conceitos como Clean Architeture, Domain-Driven Design e Model-View-Controller.

9. O Guia Completo do React e seu Ecossistema (Matheus Lima)

Logo em seguida vem Matheus Lima, do capítulo de JavaScript que juntou tudo o que você precisa saber sobre React e o ecossistema que ele envolve. Com isso, conseguiu 520 leitores e veio parar na nona posição.

8. Blockchain: a arquitetura disruptiva (Renan Pitz)

Será que podemos dizer que Bitcoin e Blockchain foi o assunto do ano? Não sabemos, mas que esse assunto deu o que falar aqui na Concrete em 2017, isso sim! Neste post, Renan Pitz conta um pouco da história da Blockchain, explica o que é, como funciona e pra que serve essa arquitetura que tá revolucionando o mundo da TI. Ah! O post recebeu 640 visitas.

7. Utilizando Cache com Redis e Node.js (Kirmayr Costa)

Imagine que sua API precisa fazer uma requisição para vários serviços, desde uma request SOAP até uma busca na Elasticsearch. Não seria mais fácil conseguir identificar a solicitação já feita e retornar os dados salvos em algum lugar, sem ter que fazer tudo de novo? Pois é! O Kirmayr ensinou 651 pessoas a fazer isso com Redis e node.js.

6. Gitlab + Jenkins: uma integração poderosa (Giuliano Trindade)

O Giuliano Trindade escreveu esse post para facilitar a vida de todos os DevOps! Ele faz um tutorial de como integrar o Gitlab ao Jenkins e transformar seu trabalho em mágica. 757 pessoas gostaram e o colocaram na sexta posição do ano.

5. Porque puffs coloridos não fazem uma cultura (Adriano Pacheco)

Ao tentar fazer um processo de Transformação Digital, muitas empresas pensam em ambientes coloridos, com puffs e geladeiras de cerveja. Mas não é só esse ambiente que vai transformar a sua organização. Nosso diretor comercial, Adriano Pacheco explica o que é a transformação cultural nesse post, que teve 1025 visitas e ficou em quinto lugar.

4. Como construir uma API Rest com Reactive Spring e Spring Boot 2.0 (Bruno Rocha)

Não preciso nem dizer sobre o que é esse post, né? Tá explicadinho aí no título! 1036 pessoas se interessaram em aprender um pouco mais sobre Reactive Spring e Spring Boot 2.0 nesse post do Bruno Rocha.

3. As diferenças entre Docker, Kubernetes e Openshift (Gustavo Costa)

Inaugurando o pódio está outro assunto queridinho do ano, Docker! O Gustavo Costa explicou o que todo mundo ainda não entende, o que é e qual a diferença entre Docker, Kubernetes e Openshift e conquistou a medalha de bronze do ano, com 1173 acessos.

2. Configurando o Ambiente Android (Rafael Toledo)

Nosso gerente do capítulo de Android, Rafael Toledo, fez uma série de tutoriais para aqueles que estão começando a arriscar no desenvolvimento Android. E se deu bem! O primeiro post da série, que ensina como configurar o ambiente de desenvolvimento, teve 1218 visitas e ficou com a medalha de prata em 2017.

1. Como criar o seu primeiro Progressive Web App do zero (Matheus Lima)

E o grande vencedor do ano é o Matheus Lima, com um post ensinando como criar o seu PWA do zero. Podemos dizer que esse foi um assunto bastante discutido aqui na Concrete, além desse tivemos outros posts sobre o assunto e também gravamos um PodCast (que você pode ouvir aqui). Bom, 1361 pessoas leram o post do Matheus e deram a ele a desejada medalha de ouro.

E assim chegamos ao final de 2017, com muito orgulho desse tanto de conteúdo legal que os nossos CSers produziram! Em 2018 a gente volta com muito mais conhecimento para compartilhar. Fique ligado e até a próxima!