Concrete Logo
Hamburger button

Características do Scrum Master: como sair da teoria e ir para a prática?

  • Blog
  • 15 de Janeiro de 2018
Share

Está cada vez mais frequente vagas de Scrum Master abertas em todo o Brasil, devido ao crescimento dos métodos ágeis por aqui. Com esse crescimento muita gente tem a teoria afiada, mas ainda não entende bem as características de um Scrum Master. O crescimento das certificações para Scrum Master tem me chamado a atenção. Já não sei mais quantas instituições existem e também não sei qual é o valor profissional que essas certificações podem trazer.

Certificações valem a pena?

Ter um certificação de Scrum Master vale a pena?

Na minha opinião, vale sim, mas não pela certificação (que sozinha não vale nada) e sim pelo aprendizado que o processo de se certificar vai te trazer. Porém, a certificação vai garantir que você sabe a teoria. Mas a teoria sem a prática não vai te levar muito longe, pode acreditar.

9 características de um Scrum Master

Hoje temos muita gente entrando no que podemos chamar de “mercado ágil” e com uma base teórica muito rica, mas por outro lado, ainda que não na mesma quantidade, há um número considerável de pessoas praticando e ganhando experiência com as práticas ágeis.

Por esse motivo resolvi trazer as 9 características FUNDAMENTAIS que um ótimo Scrum Master de ter. Essas características eu aprendi na prática, sem curso ou certificação, por isso acredito que compartilhá-las vai ser de grande valia para várias pessoas.

Então, vamos lá?

Empoderar e facilitar as decisões do time

O grande foco do Scrum Master (SM) é ajudar o time a encontrar a melhor maneira de entregar o objetivo do Sprint .

Você deve estar pensando: “Disso eu sei…”, mas vou te perguntar, “Você faz isso?”

O cenário comum é: no começo do Sprint o time atua sozinho, toma suas decisões e segue o sprint. Sem interferências do SM até então.

Porém, faltando três dias para terminar o sprint, o time e o SM percebem que não vão atingir o objetivo. Nesse momento, o cenário comum é: o Scrum Master começa a tomar as rédias e determinar as atividades: “fulano faz isso, ciclano faz aquilo, vamos tirar esse item…” e por aí vai.

Ou seja, já era o empoderamento do time e a justificativa é “precisávamos entregar”.

Quando eu disse que o objetivo do SM é ajudar o time a encontrar o melhor caminho para entregar um Sprint, estava dizendo sobre empoderar e também estar presente.

Se você é um SM que deixa o time tomar suas decisões, mas não facilita a jornada dele durante o Sprint, as chances de as coisas não saírem como planejado são imensas. Por isso, você deve estar presente e não ser apenas um facilitador de reuniões.

Afinal de contas, empoderar vai gerar auto-organização, mas é preciso estar presente no dia a dia, facilitando as decisões do time. A soma do empoderamento e da facilitação vão garantir um sprint mais tranquilo.

Uma das principais características do Scrum Master é, sem dúvida, empoderar e facilitar.

Estar sempre focado na entrega

Esta é uma das características do Scrum Master que sempre vai fazer toda a diferença.

O bom Scrum Master deve estar observando tudo que está acontecendo em volta do time e dentro dele também. E a qualquer sinal de desvio de foco ou distrações, ele deve atuar.

Temos que entender que distrações ou interrupções não vem só de “fora” do time, elas podem existir dentro do time, por exemplo: Quando o time começa a desenvolver algo que não está relacionado a meta do sprint no lugar de algo que é mais prioritário.

Estar atento, focado e eliminar as “distrações técnicas” do time é sem dúvida uma das principais características do Scrum Master.

Constrói relações de confiança

A melhor maneira de empoderar o time é tendo confiança no time. E isso pode vir de atividades simples, como por exemplo, ajudar novos membros do time a liderarem algumas reuniões ou até facilitando conversas dos desenvolvedores diretamente com o cliente.

São pequenas atitudes que vão gerar confiança e empoderamento. Outra maneira é reconhecer os pontos fortes das pessoas do seu time e encoraja-las a utiliza-los.

Por exemplo, se no seu time tiver um desenvolvedor que é muito bom em uma determinada tecnologia, uma estratégia é pedir para que ele ajude na formação de um novos desenvolvedores, podendo fazer isso trabalhando em par. Além disso, você pode promover o crescimento no seu time, colocando pessoas para fazerem papéis que pretendem exercer no futuro. O importante é que as pessoas criem relações de confiança entre elas.

Construir relações de confiança é uma das características do Scrum Master que vai criar um time de alta performance.

Antecipar problemas

Remover impedimentos não é apenas uma função do Scrum Master, é algo que todos devem estar atentos. Isto para não deixar que os impedimentos parem o fluxo. Mas a questão aqui é: como impedir que impedimentos aconteçam?

Será que é possível?

Acredite. É possível. Você deve estar se perguntando, “mas como?” A resposta é: fazendo uma excelente Gestão de Impedimentos. Se você faz a Gestão de Impedimentos de maneira organizada a ponto de gerar indicadores de impedimentos como…

  • As principais causas de impedimentos
  • Fase que mais ocorre impedimentos
  • Tipos de criticidade dos impedimentos
  • Tempo de Resolução dos Impedimentos

… você será capaz de antecipar e resolver problemas. Acompanhe o raciocínio:

Se os impedimentos ocorrem, na maioria das vezes, durante o desenvolvimento e são causados pela falta de Ready das histórias de usuário, gerando em média uma demora de três dias por user story, isso significa que você deveria ter todos os itens Ready, pelo menos, três dias antes da planning. Concorda?

Sem dúvidas antecipar problemas é uma das principais características do Scrum Master e fazer uma boa gestão de impedimentos vai te garantir um visibilidade diferenciada.

Saber fazer as perguntas certas

Todo Scrum Master deve saber fazer as perguntas certas na hora certa; isso vai fazer a diferença no seu dia a dia.

O grande problema é saber perguntar sem incomodar e retirar a autonomia do time, por isso o SM deve estar atento aos detalhes que são falados durante o dia e também à daily.

Uma pergunta bem feita pode gerar um insight nos membros do time e isso pode mudar toda uma percepção do que estava sendo desenvolvido.

Assim, podemos afirmar que perguntar é uma das características do Scrum Master que pode fazer a diferença na maturidade de execução do time.

Trabalhar com o PO e não contra o PO

Por mais que o Product Owner (PO) seja quem mais vai ter contato com o cliente e com os stakeholders, isso não o faz diferente dos demais. Afinal de contas, o trabalho do PO e do SM é fazer o time ter o melhor rendimento possível.

Trabalhar com o PO é uma das principais características do Scrum Master. Trago esse ponto, porque é comum ver um ambiente onde o SM e o PO mais trocam farpas do que geram resultados em conjunto.

Então, a ação aqui é: SM trabalha para garantir um bom trabalho do PO.

Se existe dificuldade com o Product Owner ou com as atividades dele, provavelmente é o Scrum Master não está conseguindo executar bem o seu papel.

Conhecer de práticas de engenharia

Recentemente escutei a seguinte frase: “Scrum Master cuida do ágil e a engenharia cuida das práticas de engenharia”.

Ok, podemos até dizer que se tratando de responsabilidades pode existir essa divisão. Mas isso não deve fazer o Scrum Master se calar para tudo o que é de engenharia e vice-versa.

Ou seja, uma das características do Scrum Master é conhecer as boas práticas de engenharia, como automação de testes, integração contínua e refactoring.

Eu acredito que um bom Scrum Master deve conhecer e saber fomentar coisas do tipo:

  • Automação de Builds e Integração Contínua: reduzir o tempo com trabalhos manuais vai gerar produtividade e qualidade;
  • Refactoring: backlog de Débito Técnico é uma das causas que mais conheço de fracasso em projetos;
  • Automação de Testes e TDD: reduzir o tempo de execução de testes e garantir que todo incremento entregue não vai quebrar os já entregues;
  • Pair Programming: vai melhorar a qualidade e o tempo de desenvolvimento.

Nesse vídeo comento sobre essa característica do Scrum Master, aproveite e se inscreva no meu canal do youtube e no da Concrete.

Obviamente, outras práticas de engenharia também são bem-vindas, tudo o que facilitar e garantir a qualidade da entrega é bem vindo.

Todo Scrum Master deve facilitar boas decisões técnicas e não “só” reuniões e conflitos.

Cumprir promessas

Não prometa o que você não pode cumprir. Se você promete e não cumpre, provavelmente seu time não tem tanta confiança em você.

Portanto, se você disse que uma história vai sair ou entrar no sprint, isso deve acontecer. Se prometeu alinhar algo com o cliente, faça.

Caso contrário, vai perder a confiança do seu time em você e isso vai fazer tudo ruir.

Ou seja, uma das principais características do Scrum Master (ou de todas as pessoas) é cumprir o que prometeu.

Pedir e aceitar feedback

Somos movidos pela melhoria contínua, logo, um bom Scrum Master deve saber escutar que algo não vai bem e fazer disso um aprendizado em busca da melhoria.

Agora pedir feedbacks já não é tão simples, pelo simples fato de as pessoas ficarem incomodadas em dar feedback. Mas você pode pedir sugestões, como por exemplo: “Como vocês acham que podemos fazer nossa retro?”

Pedir sugestões é uma maneira fácil e simples de receber feedbacks, mas esteja sempre preparado para absorver o máximo das sugestões, mesmo que elas sejam ruins ou não tão boas quanto você esperava.

Resumindo

Meu objetivo ao escrever esse texto é ajudar os novos e antigos Scrum Masters a entenderem que devem fazer muito mais do que está ali descrito no Scrum Guide.

Acredito que outras características existam, mas essas que citei acima são as que vão fazer diferença no seu trabalho. Na minha opinião, são as mais importantes.

E, aí? Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo, compartilhe com a gente outras características que você acredita que exista e que não estão nesse texto.

Quer saber mais sobre a nossa cultura e como nossos times trabalham? Dá uma olhada no nosso Blog.