Concrete Logo
Hamburger button

Como foi o Coders on Beer de QA

  • Blog
  • 24 de Janeiro de 2018
Share

Aqui na Concrete São Paulo quem dominou a conversa do Coders on Beer, ontem, foram os nossos queridos engenheiros de qualidade, ou QAs, para os mais íntimos. Tivemos a casa cheia! Todo mundo interessado em aprender um pouco mais sobre como garantir a qualidade do desenvolvimento dos nossos produtos digitais. Faz sentido, né?

Quem começou o bate-papo foi o Cássio Alves, falando sobre como testar aplicações Angular com Protractor. Você que acompanha o Blog já deve estar expert nesse assunto, né? Tivemos uma série do próprio Cássio sobre isso, que começa aqui, se você ainda não viu. =) Cássio fez uma pequena introdução, ontem, sobre o que é e porque ele começou a usar o Protractor; ensinou como fazer a instalação e configuração; e ainda passou pelos Locators, desde ElementFinders até Promises. Por fim, ele ainda falou sobre como manipular listas e como integrar com o Cucumber. Teve dicas também e algumas referências, que você pode conferir na apresentação dele no nosso SlideShare.

Cássio Alves, sobre Protractor

Depois foi a vez do Rodrigo Matola comparar o Cucumber ao Robot Framework, e ficou bem claro que ele é defensor ferrenho do Robot… Dá uma olhada no GIF que ele usou =)

No fim, não sei se a galera concordou com ele, mas pelo menos deu para aprender bastante sobre o Robot. Quem usa, por que ele não é tão difundido e um pouco sobre as bibliotecas que formaram a introdução da talk. Depois Matola fez comparações gerais entre o Robot e o Cucumber, incluindo estrutura e extensão para browsers, e terminou dando dicas sobre como aprender mais. Ah! Ele ainda fez uma demonstração bem legal do Robot funcionando! Mão na massa mesmo. Também tem a apresentação dele aqui, se você quiser acessar.

Rodrigo Matola, sobre Cucumber x Robot Framework

Para terminar, Danilo Policarpo e Vinicius Tenório ensinaram como usar os logs do iOS a favor de QA. Primeiro eles explicaram o que é e porque acontece um crash. Aí eles mostraram como obter os logs dos crashs sem o XCode para depois mostrar com o XCode e falar das vantagens e desvantagens de cada um. Bem legal!

Danilo Policarpo e Vinícius Tenório

Resumindo: uma ótima noite de troca de conhecimento e aprendizado, regado a cerveja e pizza. Precisa de mais nada, né? Se você quiser participar dos próximos, fique atento às nossas redes sociais! https://www.facebook.com/ConcreteS/ Tem evento todo mês em São Paulo e no Rio. Spoiler: o próximo em São Paulo vai ser de JavaScript. Não perca! 😉