Concrete Logo
Hamburger button

Os 10 links do mês – Janeiro

  • Blog
  • 31 de Janeiro de 2018
Share

Nossos CSers começaram o ano bastante animados, pelo que vimos em nosso fórum interno agora em janeiro. Falamos sobre tudo, de mercado financeiro a Google, passando por dicas sobre cursos, VS Code e até notícia “beyond seven kingdoms” (entendedores, entenderão rs). Sem mais delongas, vamos aos 10 links mais comentados no fórum da Concrete neste mês.

10. Learn Docker & Containers using Interactive Browser-Based Scenarios

Nosso CSer Matheus Galdino abre o ranking de janeiro com esse link de um curso interativo que ele descobriu quando estava procurando cursos de Docker. Aline Santos curtiu e aproveitou a thread para deixar o link de um meetup sobre Docker que vai acontecer hoje (dia 31), em São Paulo. Já Cristian Trucco sugeriu esse treinamento para quem está começando com containers em geral, com vários níveis de conhecimento. Para aqueles que já estão usando o Docker e querem rodar labs e POCs podem fazer esse daqui; e para quem usa Kubernetes, tem esse, que é igual ao do Play Docker só que com Kubernetes. Boa time! 😉

9. A JavaScript NES emulator

Vitor Savedra mandou esse link sobre um emulador das antigas e conquistou o nono lugar do ranking. Geral curtiu o momento nostalgia. Não é para menos. 😉

8. Anbima – trajetória

Nosso head da área mobile, Victor Lima, compartilhou com a galera esse pdf indicado pelo pessoal da Rico. O material, que mostra números super interessantes sobre a trajetória financeira do brasileiro, rendeu ao pessoal de Mobile a oitava colocação.

7. Git Fundamentals

O DevOps Jorge Luiz mandou esse link de um tutorial bem legal sobre Git. O primeiro a curtir foi Rafael Santos, que achou bem simples e objetivo. “Maneiraço!” Diogo Autilio adorou tanto, que mandou até <3.

6. Android Pay e Google

O dev Bruno Gonçalves apostou nesse link e levou o sexto lugar para o capítulo JavaScript.. Em resposta, Matheus Lima lançou a provocação: “estariam os Checkouts com os dias contados?” Na mesmo hora Bruno respondeu dizendo que só sabe que a Payments API do Google está maravilhosa. Tanto, que ele acha até que ajudaria para caramba mais em conversões do que checkouts ‘convencionais’. Eduardo Cucharro quis logo saber quanto é essa brincadeira. Mas parece que ninguém conseguiu ver quanto que eles cobram pelo serviço. Alguém? 😉

5. VS Code

No quinto lugar do ranking dos 10 links do mês está o dev Diego Griep, que mandou esse link sobre o visual studio code e a galera se amarrou. Filipe Mondaini chegou a dizer que o VSCode fez com que ele largasse o Sublime. #muitoamorenvolvido

4. Para quem commitou coisas que não devia

… fica a dica. 😉 Na quarta colocação está Luis Moro, do capítulo Java, com esse link para lá de sugestivo. Filipe Mondaini (olha ele aí de novo) disse que a ferramenta do artigo deve ser um Rebase, por isso fez um alerta: se o time for usá-la, é importante combinar antes com todos os membros e orientar para que eles realizem um git pull — rebase. “Se alguém esquecer e fizer um pull e depois push, o repositório vai ficar poluído com vários commits repetidos e merges estranhos”, explicou. Luiz Alves ainda fez uma observação, em cima do comentário do Mondaini: “usem Rebase com maturidade.”

3. Visa lançará no Japão primeiro cartão de crédito touch

A PO Juliana Akemi compartilhou essa informação no fórum e arrebatou nada menos que o terceiro lugar e foi parar no pódio. \o/ Thiago Gonçalves lembrou que já tinha lido algo a respeito, há alguns anos e mandou o link de uma matéria, que fala sobre algo parecido, mas logo depois encontrou a informação que estava procurando.

Pedro Rasera adorou o artigo. Para ele, o mais interessante foi o ponto de vista de Tech, mais do que o ponto de vista de Produto. Ou seja, parece um “gadget legal” mais que um produto inovador, já que introduz atrito no uso, Mas será que de fato passa sensação de segurança? Será que o trade-off valerá a pena para o usuário? Pergunta. Algumas coisas que Rasera considerou, foi olhar para o volume de fraudes e roubos que ocorrem e o impacto que essa feature teria, por ser ligada à segurança.

Já sob o viés de segurança, o CSer acrescenta que pode haver uma possibilidade de que o produto seja um device com o mesmo form factor de um cartão de crédito, mas que gera virtual credit card numbers ou algo parecido. A PO Jéssica Seixas imagina que esse cartão seja algo mais transacional, sem a inserção agressiva de um novo modelo de cartões, ao menos até os usuários se acostumarem com a ideia. Ou até as empresas irem melhorando cada vez mais essa experiência.

2. Accenture acquires Game of Thrones CGI company

Phelipe Beserra causou tanto ao enviar esse link para o fórum que ganhou a medalha de prata. Também, a notícia é boa demais. 😉 Radamés Aragón foi logo perguntando se agora a gente vai receber a 9° temporada antes de todo mundo. Bem que poderia, né?! 😛

1. Mercado Financeiro

Como nem só de tech vive o dev, eis que o primeiríssimo lugar foi conquistado pelo PM Gustavo Hartz ao compartilhar no fórum interno da Concrete esse material para imersão no mercado financeiro, formado por não um, mas por dois links. 😉 Hartz achou o material interessante para quem tem interesse/necessidade de se aprofundar um pouco mais no assunto e se aproximar da cultura desse Mercado. E ainda deu a dica: não se prendam apenas às questões técnicas, porque o comportamental das pessoas que trabalham nessa área é tão complexo quanto.

Gabriel Ferreira, gerente DevOps, que também se amarra nesse assunto, sugeriu os cursos da Infomoney e alguns livros default, como Antifrágil: as coisas que se beneficiam com o caos  e The Black Swan, ambos do Nassim Taleb. Já o gerente de Design Theo França disse que o canal Me Poupe é voltado para aqueles que estão dando seus primeiros passos nesse assunto. Tiana Mondaini assinou embaixo, dizendo que aprendeu muito com a apresentadora que é para lá de animada. Leonardo Almeida aproveitou o embalo e colocou na roda outros canais com conteúdo sobre economia, finanças pessoais e investimentos: O Primo Rico, Gustavo Cerbasi e EconoMirna.

Gostou dos links de janeiro? Tem algo que faltou a gente comentar? Deixa aí nos comentários! Em fevereiro a gente volta com mais assuntos. Até lá! 😉

Se você também gosta de compartilhar conhecimento e quer fazer parte do nosso time, mande o seu currículo para a gente. Mas se você precisa de ajuda para a sua estratégia e quer saber mais sobre nossos times e produtos, entre em contato.