Concrete Logo
Hamburger button

Qual é o objetivo de medir?

  • Blog
  • 2 de Fevereiro de 2018
Share

Medir para prevenir, para melhorar, para entregar o maior valor sempre.

O objetivo de medir é ter poder de ação para rapidamente adaptar o seu caminho e entregar o próximo maior valor, seja para o Produto, Time, Organização, Stakeholders…

Pensando assim, fica fácil evitar todos os problemas à frente, certo?

Hmm, nem sempre… Ficaria mais fácil se soubéssemos 100% para que serve cada tipo de métrica e o resultado/valor que ela vai trazer.

É muito comum criarmos uma planilha inteira de indicadores e eles não trazerem real valor para o que você quer identificar e melhorar de verdade. Além disso, muitas das pessoas do Time não reconhecem o devido valor daquele indicador, muito porque não entendem ou não sabem fazer a leitura correta dos dados.

Neste caso, uma opção é facilitar o entendimento destas informações em todas as possíveis oportunidades de inspeção e adaptação do trabalho, como em uma Daily Scrum (Burndown Chart) ou em uma Sprint Retrospective (Lead Time/CFD), por exemplo. O principal trabalho a ser feito é definir os indicadores, mapear o fluxo de valor com base no resultado esperado e SEMPRE inspecionar e adaptar com o máximo de transparência possível com gestão visual (cards, boards), automação visando qualidade (testes, CI) etc.

MELHORIA CONTÍNUA.

Transparência, inspeção e adaptação (os três pilares do Scrum).

O que acha? Comenta aí…

Quer fazer parte de times fantásticos e criar produtos digitais inovadores? Mande seu currículo para trabalheconosco@concrete.com.br.