Concrete Logo
Hamburger button

Como foi o Coders on Beer iOS

  • Blog
  • 21 de Fevereiro de 2018

A pizza fresquinha e o chopp gelado não foram páreo para a surra de conteúdo apresentada nessa terça, no Coders on Beer iOS, que aconteceu na Concrete Rio. Para um público focado, Roberto Sampaio, Thiago Lioy e Brenno Ferrari falaram sobre Gerenciamento de Memória, Managing ViewController’s State e Reconhecimento de Imagem.

Roberto Sampaio começou o Coders on Beer falando sobre Gerenciamento de Memória, tema que, apesar de muito comentado pela comunidade, não é dominado pela maioria dos devs, até mesmo pelos mais experientes. Como pouco conhecimento gera um mau gerenciamento, (aka) Robertinho resolveu falar sobre como evitar esse tipo de problema.

Ele começou contextualizando a galera, dizendo que com a chegada do ARC (Automatic Reference Counting) é comum ver devs iOS relaxarem no gerenciamento de memória de seus aplicativos. Por isso mesmo preferiu voltar ao ciclo de vida dos objetos, dizer como é o funcionamento básico do ARC para, assim, mostrar como evitar alguns problemas de referência cíclica.

“A ideia não foi esgotar todo o conhecimento sobre gerenciamento de memória, mas sim introduzir o público no tema, mostrando exemplos simples e corriqueiros, e que podem acontecer em qualquer aplicativo”, explicou.

Nosso gerente do capítulo iOS Thiago Lioy levou ao Coders on Beer o tema Managing ViewController’s State, falando sobre como o estado é refletido nos elementos de UI e dos problemas que podem ser gerados, dependendo de como isso é tratado. Um dos principais problemas são aqueles originados da interação entre lógicas de negócio, relacionamento entre serviços e a camada de apresentação (lógica de UI).

“Escolhi mostrar os casos comuns de como esses problemas são endereçados no dia a dia e de onde eles vêm, assim como algumas soluções e formas alternativas de como lidar com isso”, comentou.

Já Brenno Ferrari apresentou um show case de tecnologia ao falar sobre Reconhecimento de Imagem. “Com o lançamento do iOS 11 e de várias APIs que colocaram a gente para fazer uso de aprendizado de máquina e realidade aumentada, achei interessante levar esse tema ao Coders. Mesmo porque tem sido bastante comentado na comunidade”, disse.

Durante sua apresentação, Brenno mostrou para a galera como isso tudo está sendo implementado. Apesar de não ser um tema muito complexo, resolveu começar explicando como é a tecnologia, mostrando como é um aplicativo simples para reconhecer a imagem para encerrar com a exibição de uma imagem em realidade aumentada.

Você estava aqui? Conte para a gente como foi! Se você não veio, fique atento às nossas redes sociais para participar dos próximos. =) Semana que vem tem JavaScript em São Paulo, hein? As vagas estão acabando…