Concrete Logo
Hamburger button

Os 10 links do mês – Março

  • Blog
  • 30 de Março de 2018
Share

É fazendo essa compilação dos 10 links mais comentados do mês, no fórum interno da Concrete, que a gente percebe o quanto compartilhar conhecimento é essencial para todos. Neste mês de março, nossos CSers falaram de curso de inglês avançado, Flutter, da Amazon que vem com tudo e mais um pouco para o Brasil e muito mais. Confira a lista abaixo:

10. Amazon no Brasil

Nosso Capitão Victor Nascimento abre o ranking com esse link sobre a Amazon, que, finalmente, vai começar a vender de tudo no Brasil. Rafael Xavier já está até se despedindo dos Correios e Matheus Candido disse que a notícia melhorou o seu dia, consideravelmente.

“Reuters also says that Amazon will use its own transportation and call centers in Brazil for customer service and will store its goods in its facilities in Greater Sao Paulo.”

9. Extensive React Testing Tutorial

Em nono lugar está o link compartilhado por Bruno Gonçalves de um artigo que fala sobre testes de aplicativos React. A galera toda de front-end se amarrou.

8. Neil DeGrasse Tyson Entrevista Stephen Hawking

Por aqui nós também homenageamos o grande Stephen Hawking. Vicente Bezerra mandou a entrevista, bem representativa, desses dois monstros da ciência. O vídeo conquistou a oitava posição do ranking.

7. Tesla Amazing Magnetic

E Vicente Bezerra retorna na sétima posição com esse link sobre a Tesla. Davi Silva e Rafael Santos acharam iradíssimo, Já Jéssica Seixas, que também curtiu, implicou com André Coelho ao dizer que sentiu falta do seu comentário default: “custa caro e perde o contato depois de um tempo”. Vicente entrou na brincadeira, falando que se perde o contato, está desaprovado. Ao invés de “take my money” seria “give me back my money!”.

6. UX Record

Juliana Akemi conquistou o sexto lugar por ter pesquisado alternativas que façam frente ao Lookback (que agora é pago) e chegou nessa ferramenta bem similar, na versão beta e free, mas que tem mais funcionalidades, entre elas o Heatmap. Rafael Xavier disse que usou nos idos de 2013 para testes de usabilidade na época em que fez mestrado e que o atendeu super bem. Na época, Xavier foi beta deles e por isso teve acesso a seções free devido a crashes do app, Ele listou alguns pontos:

Pontos fortes
– simples de usar e funcionou em iPhone e iPad;
– tem os pinponts ou feedbacks de ações do usuário na tela;
– não travava o uso e era totalmente discreto;
– pode desabilitar a câmera frontal se quiser;
– o pacote de 5 ou mais sessões valiam a pena pagar;
– o laboratório de testes se resumiu a um iPad, ou seja, 100% móvel e compacto.

Pontos negativos
– o arquivo ficava com quase 1Gb por sessão de 30 min. Depois melhoraram;
– o render demorava demais;
– sites com scripts (Xavier usou o Gmail no caso) podem ficar pesados e travar o app… não perde o vídeo, mas perdeu o áudio;
– o áudio ficava um pouco baixo mas foi captado;
– tem que usar wifi, porque 3G ficava tão ruim que nem rodava.

Renato Monteiro sugeriu o TESTR que acabou de lançar um beta para mobile também. Já Wagner Guimarães disse que para iOS tem usado o Record It. Na versão free você consegue gravar app nativo, mas a qualidade do vídeo é um pouco baixa e tem o problema de não salvar na nuvem. Mesmo assim dá para gravar tela (legivelmente) e com recurso de áudio.

5. Framework do Google

Marcelo Pinheiro apostou no novo Framework do Google para desenvolvimento de apps iOS e Android e conquistou a quinta colocação do ranking dos 10 links mais lidos do mês. Victor ‘Capitão’ Nascimento fez spoiler e adiantou que o próximo O próximo Tech Talk de Android será sobre o Flutter: “Saiu o Beta agora”, disse. Luiz Alves levantou a mão e perguntou se tem vagas para quem não é do capítulo e quer ouvir sobre o framework. Cap disse que vai tentar reservar sala, janela, link de tudo para que seja o mais compartilhado possível. 😉 Own… o bom e velho jeito Concrete de ser.

4. CSS only experiments

Na quarta posição não tem um, não tem dois, mas tem três links enviados por André Araújo. Daniel Castro se adiantou dizendo que também tem alguns experimentos. Geral curtiu e André aplaudiu de pé.

3. Sneak Peek

Olha ele aí de novo: Bruno Gonçalves mandou esse link que vai além do React 16. Matheus Lima, nosso homem React, foi postumamente categórico: “Redux morreu, então”. o.O Bruno devolveu a provocação lembrando de um comentário pertinente que leu no Hacker News:

“Future fetcher is not a replacement for Redux. It’s a feature they will be adding to React later on in 2018 to allow devs to adaptively render elements based on network performance. You can signal to React to delay rendering specific components until an async operation is complete. Redux is a state management layer. Future fetching does nothing to solve app-level state management.”

Matheus percebeu que o comentário sobre a possível morte do Redux foi do próprio Abramov… então, veremos.

2. Conteúdo para novos PMs/POs

No segundo lugar mais alto do pódio, ostentando a medalha de prata e um cheque no valor de….. Ops…. sem cheque (rs)… está Matheus Lima, que compartilhou esse artigo bem legal sobre gestão de produtos. Todo mundo gostou!

1. Inglês avançado

Como a gente gosta de estudar, caramba! 😉 Em primeiríssimo lugar, está o link compartilhado pela Vanessa Franchi sobre um canal no Youtube para quem quer se aperfeiçoar no inglês. Renato Ruis também recomenda, é seguidor assíduo. André Azevedo chegou deixando mais alguns links para a galera. Boa! Rodrigo Matola ainda mandou outro, com dicas de pronunciação e conversação, assim como André, que, de novo, compartilhou seu quarto link e Thiago Picanço, outro canal.


Somos parte da Accenture e estamos em constante movimento. Trabalhamos junto às maiores empresas do Brasil para garantir os melhores produtos digitais do mercado. Para isso, usamos design, desenvolvimento ágil e nossa cultura de inovação. Trabalhe com os melhores: concrete.com.br/vagas