Concrete Logo
Hamburger button

Inspecionando elementos em apps iOS e Android

  • Blog
  • 7 de Maio de 2018

Antes de saber como inspecionar elementos, você pode estar se perguntando: por que inspecionar os elementos? Bom, quando precisamos fazer uma ação com um determinado elemento no app, precisamos identificar esse elemento. Certo? Ao inspecionar os elementos da interface, podemos descobrir a sua identificação única, que pode ser um id, name, Xpath ,class e etc. Com essa identificação, conseguimos manipular este elemento.

Então… No Appium temos várias formas de inspecionar elementos, mas nem todos servem para as duas plataformas (iOS e Android). Então vamos falar separadamente de cada uma delas:

Inspecionando elementos em iOS

Podemos usar o Macacajs para isso. Para instalar, digite o seguinte comando no terminal:

Agora precisamos instalar o inspector. Para isso, digite no terminal:

O próximo passo é conseguir o ID do simulator para identificar qual deles vamos inspecionar. Para obter a lista de simulators disponíveis com seus IDs, digite no terminal :

Depois, digite:

Em seguida seu browser deve abrir com a inspeção do simulator:

Podemos usar também a própria ferramenta do Xcode, a Accessibity Inspector. Para isso, com o XCode aberto clique em Xcode > Open developer tool > Accessibity Inspector. Abra o simulator com o app a ser inspecionado, clique em simulator (que é o que você quer inspecionar) e para iniciar a inspeção clique e arraste a lupa.

Inspecionando elementos em Android

O Android, por sua vez, tem o Uiautomatorviewer, que vem junto com o Android SDK. Geralmente ele fica dentro de /Android/sdk/tools/bin. Com ele você tira uma screenshot do app que quer inspecionar.

Assim como o iOS, o Andoid também tem uma ferramenta própria, do Android Studio. É o Layout Inpector. Para usá-la, com o Android Studio e o emulator aberto clique em Tools > Android > Layout Inpector, escolha o emulator que quer inspecionar e aí é só clicar nos elementos.

Inspecionando elementos nas duas plataformas

Se você preferir, pode usar o Appium Desktop para inspecionar elementos nas duas plataformas. Para instalar, clique aqui. Depois de instalar, inicie o servidor do Appium. Quando aparecer o console, clique na lupa. Na aba Desired Capabilities coloque as informações e salve tudo.

Abra o simulador ou o device para iniciar a sessão e visualizar as informações e toque no elemento a ser inspecionado.

No meu caso, prefiro usar o Uiautomatorviewer e o Accessibity Inspector, porque não precisam de nenhuma instalação ou comando e porque já tenho o XCode e Android SDK instalados. Mas agora é só brincar! Dá uma olhada em todas as ferramentas, escolha a sua preferida e depois deixe abaixo o seu comentário. Até a próxima!

No capítulo de QA da Concrete nós nos importamos com o que criamos. Somos parte fundamental dos times de desenvolvimento, pois garantimos a qualidade de engenharia do produto final. Nosso papel é desenvolver e automatizar a suíte de testes de comportamento, criando e mantendo testes de aceitação, regressão e integração. Para isso, utilizamos tecnologias como Cucumber, Calabash e Ruby. Nosso DNA tem palavras como Agile Testing, Especificação por Exemplo e Automação de Testes.Trabalhe com os melhores! Acesse: concrete.com.br/vagas